Indecisão do governo permanece

As entidades do Ciclo de Gestão se reuniram, nesta terça-feira (22), com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, para dar andamento nas negociações salariais. O presidente Ricardo Vidal e os Diretores Marcos Toscano e Roberto Pojo representaram a ANESP.

Na reunião, o secretário afirmou ainda não ter tido tempo hábil para estudar a contraproposta apresentada pelo Ciclo no encontro do dia 10 de abril. “Nenhuma proposta está descartada. Ainda estamos estudando os impactos da proposta apresentada para ver o que pode ser negociado. Não nos negamos a conversar sobre nada”, afirma o secretário.

Questionado sobre a demora da análise das contrapropostas apresentadas, o Secretário afirmou que a SRH está buscando uma solução conjunta para o Ciclo, o Grupo Fisco, o Banco Central e as carreiras da área jurídica. “Queremos resolver os impasses o mais rápido possível para que os acordos sejam fechados simultaneamente.”

Os representantes do Ciclo de Gestão aproveitaram para entregar uma nova proposta reestruturada ao Secretário, que leva em consideração a proposição apresentada pelo governo ao Grupo Fisco na última terça-feira (16). A nova tabela desconsidera reenquadramentos e aumenta o valor do salário inicial. “Entregamos duas opções diferentes para o governo estudar e negociarmos o melhor caminho”, comenta o presidente da ANESP, Ricardo Vidal. A nova proposta apresentada pelo Ciclo de Gestão está disponível na área restrita do site, no fórum de discussão Campanha Salarial.

Duvanier sinalizou que o valor do salário inicial será analisado, porém, deixou claro, que terá de avaliar os impactos financeiros da parcela de 2008, pois há uma margem muito pequena de alteração, devido a restrições orçamentárias. O governo se comprometeu a analisar as propostas do Ciclo e marcou nova reunião para a terça-feira (29), às 19 horas.

Reunião Ciclo-SRH (2).JPG

SIDEC – Na ocasião, a ANESP entregou ao Secretário um estudo analisando e sugerindo aperfeiçoamentos na proposta do governo para o modelo de desenvolvimento na carreira chamado SIDEC. O Secretário se comprometeu a analisar o estudo e marcou uma reunião para sexta-feira (25), com representantes de várias entidades para falar sobre o tema. “Vamos juntar várias carreiras para conversar, trocar idéias e fazer uma grande rodada de debates sobre o SIDEC”, confirma o Secretário.