Governo apresenta tabela quase sem alterações

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 8, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) não apresentou alterações significativas em relação à última versão da tabela salarial proposta ao Ciclo de Gestão.

A única mudança foi a retirada da classe do estágio probatório dos servidores. A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) foi representada pelo presidente Ricardo Vidal e o diretor Roberto Pojo.

Durante o encontro, inicialmente o secretário Duvanier Paiva Ferreira afirmou que seria viável aguardar novidades nas negociações com o Grupo Fisco e com a União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon). “Reconheço a razoabilidade da proposta de vocês, mas o impacto global precisa ser considerado”, afirmou, demonstrando que o impacto da proposta abrangeria ainda as carreiras de Finanças e Controle e o Banco Central.

“Apesar de dizer que nenhuma outra carreira deve pautar a remuneração dos membros do Ciclo, a todo o momento o governo faz referências aos outros grupos em campanha salarial”, argumenta o presidente da ANESP, Ricardo Vidal. Os representantes do Ciclo de Gestão afirmaram que estão dispostos a entrar em um acordo construído somente com as carreiras pertinentes à mesa do Ciclo de Gestão. A SRH concordou com essa proposta.

Também foi consenso que, caso as outras carreiras tenham avanço posterior, as carreiras do Ciclo de Gestão também vão avançar. A estratégia tem o sentido de evitar que impasses gerados em negociações de outras carreiras sejam trazidos para a mesa do Ciclo de Gestão sem gerar nenhuma perda.

Perguntado se eventuais reformulações nas parcelas anuais do reajuste, de 2008 a 2010, poderiam levar a uma aproximação maior com os vencimentos da Receita Federal, o secretário respondeu que na próxima reunião poderá apresentar uma nova tabela e demonstrar todos os limites e possibilidades técnicas de negociação.

Uma nova reunião ficou marcado para a próxima quinta-feira, dia 15. A SRH informará o horário exato do encontro.

Atenciosamente,

A Diretoria.