Homenagem aos 20 anos da aula inaugural da 1ª turma

Foto: Marina Mercante

Foto: Marina Mercante

A ANESP, a Secretaria de Gestão (SEGES), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Senado Federal são parceiros na realização de eventos comemorativos à aula inaugural da primeira turma de EPPGG na ENAP, realizada em 11 de agosto de 1988.

A data marcou o início do curso de formação da primeira turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Exatamente 20 anos depois, no dia 11 do próximo mês, a Escola abre suas portas para sediar um encontro dos atuais gestores governamentais e de autoridades relacionadas com a carreira.

O objetivo é celebrar a data e discutir seu significado para a profissionalização de servidores pertencentes à alta administração pública. “Será também uma oportunidade de relembrar os momentos vividos e congregar experiências entre os atuais membros da carreira”, afirmou o presidente da ANESP, Ricardo Vidal, durante reunião realizada nesta semana para tratar sobre a organização dos eventos.

No dia seguinte, 12 de agosto, às 14h, haverá uma homenagem durante sessão do Senado, com pronunciamentos do presidente da Casa, senador Garibaldi Alves e do senador José Sarney (Presidente da República à época da criação da ENAP), além de outros parlamentares.

A Escola
Criada a partir da inspiração da francesa Ecole Nacionale D’Administration (ENA), a ENAP se tornou referência no recrutamento, formação e treinamento de quadros de elite do serviço público federal. Conta, inclusive, com a colaboração da escola francesa e de outras cooperações internacionais para o aperfeiçoamento de suas atividades.

Duas décadas de existência a transformaram em modelo de instituição pública, ao lado de centros como o Instituto Rio Branco, a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Exposição
A ANESP, a SEGES e a ENAP pretendem organizar também uma exposição com materiais da época. Aqueles gestores que participaram do curso e quiserem contribuir com algum material (textos, artigos, fotografias, entre outros) favor entrar em contato com a ANESP pelos telefones (61) 3323-2397 e 3321-3898 ou pelo e-mail comunicacao@anesp.org.br. Outras informações serão repassadas posteriormente pela Associação.

Da Assessoria de Comunicação da ANESP