Futuros gestores conhecerão a ANESP
Apresentação fará parte das atividades iniciais da 15ª turma do curso de formação de EPPGGs, que terá início na próxima semana. Após a efetivação dos candidatos como gestores, carreira atingirá marca de mil integrantes
No próximo dia 29, a Diretoria da ANESP participará das atividades iniciais do curso de formação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. O evento tem o objetivo de promover a integração entre a entidade que representa os EPPGGs e os futuros integrantes da carreira.
O convite foi feito pela presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – instituição que realiza o curso –, Helena Kerr do Amaral. Na ocasião, os diretores da ANESP apresentarão a Associação aos candidatos a gestor.
Tradicionalmente, a ANESP sempre é chamada para esse tipo de exposição. O presidente da entidade, Roberto Pojo, lembra que, em seu curso de formação, ela foi fundamental para esclarecer algumas dúvidas referentes ao papel e à inserção dos EPPGGs na Administração Pública Federal. O dirigente salienta também que atividades como essa comprovam a importância que a instituição possui no histórico da carreira e são importantes para promover a integração entre os que já passaram e os que ainda estão na formação.
Além desse contato inicial, a ANESP também planeja realizar ao fim do curso mais uma edição do churrasco de boas-vindas aos gestores. De acordo com o diretor Administrativo-Financeiro, Rodrigo Novaes, a oportunidade não serve apenas para descontrair, mas também para promover o networking, uma vez que coloca os novos EPPGGs em contato com futuros colegas e chefes de trabalho.
Marca simbólica
Com o encerramento desse curso a carreira atingirá virtualmente a marca de mil EPPGGs. Segundo o presidente da ANESP, o número - que por si só é carregado de simbolismo – faz a Diretoria lembrar da ampla inserção da carreira no governo federal, com atuação em quase todos os ministérios e em diversas áreas do conhecimento. “A ANESP pretende, inclusive, registrar essa marca ao final deste ano. É inegável o papel revelante que a carreira desempenha e trabalhamos para que nossa contribuição seja sempre a melhor possível para o Estado brasileiro, com relevante retorno para o cidadão”, afirmou.
15ª Turma
Marcado para iniciar na próxima terça-feira (27), esta será a 15ª turma do curso de formação que representa a segunda etapa do concurso público para ingresso na carreira de gestor. Com 540 horas/aula, ele tem o objetivo de selecionar e preparar quadros de alta gerência para a Administração Pública Federal.
Um dos participantes será Frederico de Morais Andrade Coutinho. Classificado em primeiro entre os 103 matriculados, o candidato foi, nos últimos quatro anos, membro da carreira de EPPGG do governo de Minas Gerais. A atuação como gestor estadual deu a ele familiaridade com a área. Agora, Coutinho usará essa experiência para ter tranquilidade durante o curso e conseguir manter o bom desempenho ao longo da segunda etapa do concurso.
- “As expectativas são as melhores possíveis. Poderemos nos aprofundar em conteúdos sobre Administração Pública, aprimorar técnicas de gerenciamento de projetos e pessoas, conhecer um pouco a estrutura do Governo Federal e seu funcionamento, além de formar uma rede de amigos e contatos profissionais que serão mantidos para além do final do curso”, contou o candidato.
Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP