EPPGG conquista segundo lugar em prêmio sobre informação de custos e qualidade do gasto público

O gestor Pedro Cavalcante foi um dos autores do trabalho “Quanto custa o estado de bem-estar do brasileiro?”, que traz uma nova estratégia de mensuração do custo de proteção social do Brasil

O EPPGG Pedro Cavalcante foi um dos premiados no concurso de artigos científicos Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). O gestor é um dos autores do texto Quanto custa o estado de bem-estar do brasileiro?, classificado em segundo lugar.

Visando mostrar a importância de o governo brasileiro possuir um sistema de contas nacional sofisticado, o artigo trata de uma nova estratégia de mensuração do custo de proteção social do País. Para tanto, é feita uma análise comparativa entre o Brasil e países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), especialmente sobre os investimentos na proteção social, com base em indicadores que avaliam custos per capita, em relação ao PIB e ao orçamento total. O texto também é assinado pelo ex-coordenador-geral de Planejamento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Nogueira.

Este é o segundo prêmio no qual Cavalcante participa. De acordo com o gestor, esse tipo de concurso é fundamental para enriquecer o debate acadêmico e alcança uma parcela importante de servidores e especialistas em Administração Pública do País. O EPPGG considera ainda que, apesar de pequena, a carreira costuma ter uma atuação significativa nesses Prêmios. “Premiações como estas demonstram que os EPPGG são capazes não apenas atuar no momento da execução dos programas governamentais, mas especialmente contribuir nas discussões sobre a formulação e avaliação da gestão e das políticas públicas.”

Além do material de Cavalcante e Nogueira, também foram premiados na categoria Profissional os artigos Gestão de Custos em uma Secretaria Municipal de Saúde da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul (1º lugar), Sistemas de Informações Orientados a Gestão de Custos no Setor Público: especificação e requisitos funcionais para uma prefeitura (3º lugar), e Modelagem da Arquitetura de Processos para a Gestão da Estrutura de Custos: a abordagem desenvolvida no Banco Central do Brasil (menção honrosa).

Já na categoria Estudantes de Graduação os três primeiros colocados foram, respectivamente, Qualidade do Gasto Público em Educação Fundamental:  uma proposta de indicadores de desempenhoAnálise de Custos do Laboratório Municipal de Balneário Camboriú e Esforço Fiscal e Royalties do Petróleo: um estudo de caso para o litoral de São Paulo. O texto A Informação de Custos Enquanto Base de Cálculo das Taxas de Serviços Públicos no Brasiltambém recebeu menção honrosa.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP