Gestores podem publicar artigos jornalísticos em revista de circulação nacional

Por meio de parceria feita pela ANESP, revista Gestão Pública & Desenvolvimento incluirá em suas edições textos jornalísticos escritos por EPPGGs. Materiais devem ser enviados para a Diretoria de Comunicação da ANESP para passar por avaliação dos editores da publicação

Os EPPGGs interessados em publicar suas ideias e experiências na área de políticas públicas e gestão governamental têm uma boa oportunidade. Por meio da parceria firmada entre a ANESP e a revista Gestão Pública & Desenvolvimento, a Associação abrirá espaço para que gestores incluam artigos jornalísticos no veículo.

Os textos devem fazer reflexões teóricas ou conceituais sobre os temas em questão, ou abordar aspectos relacionados à atuação dos gestores governamentais, desafios, dificuldades, oportunidades, inovações e lições aprendidas, que se refiram a qualquer esfera de governo e Poder.

Os interessados devem estar atentos ainda às características jornalísticas do veículo. Por isso, os artigos devem possuir uma linguagem diferente dos acadêmicos. É preciso priorizar a fluidez da redação, com parágrafos e períodos curtos para que a leitura não se torne pesada e de difícil compreensão. Todo o documento, incluindo título e texto, deve ter cerca de 5.000 caracteres.

A seleção do material também respeitará os processos jornalísticos. A Diretoria de Comunicação da ANESP fará uma triagem inicial verificando a adequação do tema, a qualidade, a linguagem e o tamanho do texto. A decisão final de quais entrarão no veículo, porém, dependerá dos editores da publicação.

O envio do material deve ser feito por meio do e-mail comunicacao@anesp.org.br. A mensagem deve ter o título “Artigo para publicação na revista GP&D”. Os associados podem enviar seus textos para a ANESP em qualquer data do mês, como em um processo contínuo de seleção. À medida em que eles forem recebidos, já integrarão o banco de artigos da revista. Os textos pré-escolhidos serão encaminhados para os editores da publicação todo dia 30.

Veja aqui as normas completa para envio dos artigos

Gestão Pública & Desenvolvimento
A revista tem o propósito de divulgar temas relacionados à gestão das políticas públicas, política e cidadania. A publicação tem tiragem de aproximadamente 10 mil exemplares, que circulam nos órgãos da Administração Federal direta, autarquias, universidades e órgãos estaduais.

A parceria entre a GP&D e a ANESP tem duração de quatro meses. Caso a experiência seja positiva, a Diretoria da Associação analisará a possibilidade de estender esse prazo.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP