Normas para publicação de artigos jornalísticos na revista Gestão Pública & Desenvolvimento

1) Objetivo
Com os objetivos de disseminar o conhecimento produzido pelos gestores governamentais e de ampliar a participação dos associados nos debates relativos aos temas de políticas públicas e de gestão governamental, a ANESP recebe artigos jornalísticos escritos por seus filiados para serem publicados na revista Gestão Pública & Desenvolvimento.

2) Temas
Os textos devem tratar sobre temas relacionados com políticas públicas e gestão governamental. Podem ser artigos com reflexões teóricas ou conceituais sobre os assuntos em questão, ou abordar pontos aplicados relacionados à atuação dos gestores governamentais, desafios, dificuldades, oportunidades, inovações e lições aprendidas, que se referiram a qualquer esfera de governo e Poder. Artigos interdisciplinares com temas relacionados aos supracitados também são bem-vindos.

3) Características do texto
Diferente dos acadêmicos, os artigos jornalísticos permitem um texto mais conciso, com linguagem mais livre e sem termos muito técnicos ou palavras rebuscadas. É preciso priorizar a fluidez da redação, com parágrafos e períodos curtos para que a leitura não se torne pesada e de difícil compreensão.

O título do trabalho deve ser escrito com no máximo 70 caracteres. Já o artigo completo, incluindo título e nome do autor, aproximadamente 5.000 caracteres, o que equivale a cerca de duas páginas na revista. O documento deve estar escrito em Word 97 ou similar e na fonte Times New Romantamanho 12. O autor também deve informar no e-mail seu nome completo, telefone de contato, atual órgão em que está lotado e endereço eletrônico para correspondência.

Os artigos selecionados serão veiculados com o nome de seu(s) respectivo(s) autor(es). O simples envio do material para a Associação já caracteriza que esse(s) autor(es) autorizam a revista a publicar o material, sem se comprometer com o conteúdo do texto.

4) Processo de seleção
A Diretoria de Comunicação da ANESP fará uma triagem inicial observando a adequação do tema à linha editorial da publicação, a qualidade, a linguagem utilizada e o tamanho. Os que se enquadrarem, serão submetidos para leitura dos editores da revista, que, como em qualquer veículo jornalístico, definirão quais entram naquela edição. Cabe ressaltar que, para adequação de tamanho, o texto pode passar por edição, o que resulta em corte de palavras e reestruturação de frases.

A ANESP lembra ainda que se um artigo não entrar na edição daquele mês, pode vir em outras. Tudo depende do tema central abordado naquele número e da disponibilidade de espaço.

5) Envio do material
Todos os artigos devem ser encaminhados unicamente para o e-mail comunicacao@anesp.org.br. A mensagem deve ter o título “Artigo para a revista GP&D”. Os associados podem enviar seus textos para a ANESP em qualquer data do mês, como em um processo contínuo. À medida em que eles forem recebidos, já integrarão o banco de artigos da revista. A cada dia 30 a ANESP enviará aos editores da Gestão Pública & Desenvolvimento os artigos pré-selecionados.

Divulgue suas idéias e seu conhecimento sobre políticas públicas e gestão governamental! Participe da divulgação da carreira e ajude-a a ocupar essa área de debate!