Começa na Enap curso de formação inicial para APO

Pouco mais de cem alunos participam do curso. De acordo com reportagem da Enap, futuros Analistas de Planejamento e Orçamento terão 540 horas/aula, realizadas até 21 de fevereiro de 2011

Começou na manhã desta quarta-feira (13) a 16ª edição do curso de formação para o cargo de analista de planejamento e orçamento (APO). Os 103 alunos foram recebidos no auditório da Enap para três dias de atividades introdutórias, que incluem palestras de apresentação e oficina de integração, além da abertura oficial do curso.

Participaram da mesa de abertura o presidente substituto da Enap, Paulo Carvalho, e o secretário adjunto da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Claudiano Manoel de Albuquerque. Também estiveram presentes o secretário da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), Afonso Oliveira de Almeida, e o chefe de gabinete do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Genildo Lins de Albuquerque.

O presidente substituto da Enap e diretor de Formação Profissional, Paulo Carvalho, abriu o evento parabenizando os alunos. “A recuperação da capacidade de planejar estrategicamente é um processo paulatino desses últimos anos e as palavras planejamento e orçamento, que estão no nome da carreira, indicam o quão estratégica ela é”, disse.

Claudiano Manoel de Albuquerque classificou a fase em que o governo se encontra como muito interessante. “Fazendo um balanço, se percebem avanços, especialmente na área de finanças públicas. Saímos de uma situação em que o país mal conseguia registrar a execução orçamentária para um quadro em que é possível sair da rotina e liberar a força de trabalho para tarefas mais nobres, como análises, diagnósticos e proposições para transformar a realidade”, destacou.

Para receber os futuros analistas, o secretário da SPI, Afonso Oliveira de Almeida, lembrou que a esplanada está aberta para quem tem pretensões de contribuir com o país e que o governo adquiriu dinamismo ao aproveitar os anos de estabilidade para organizar as contas públicas. O chefe de gabinete do ministro do planejamento, orçamento e gestão, Genildo Lins de Albuquerque, lembrou que a carreira tem muito a oferecer aqueles que muito se dedicarem e ressaltou a honra, em nome do ministro Paulo Bernardo, de dar as boas-vindas à nova turma de APO.

O curso está estruturado em quatro eixos: Estado, Sociedade e Democracia; Economia e Desenvolvimento; Administração Pública; e Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira. Também estão programadas visitas técnicas e palestras sobre temas contemporâneos de políticas públicas e gestão governamental, totalizando uma carga horária de 540 horas-aula. O encerramento do curso está marcado para 21 de fevereiro de 2011.

Fonte
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – 13 de outubro de 2010