Novas turmas de gestores recebem certificado

Ontem (15) foi mais um dia de comemoração para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.(EPPGG). Após o término do curso de formação e início dos trabalhos na Administração Federal, 89 gestores das 13ª e 14ª turmas receberam os certificados de conclusão do curso, emitidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

No total, 113 se formaram nas duas turmas. Para o presidente da ANESP, Ricardo Vidal, a cerimônia de formatura e o fato da Associação participar pela primeira vez do evento representam a formalização de um rito de passagem e, portanto, mais um passo na consolidação da categoria. Em discurso proferido no encontro, Vidal também fez questão de salientar aos novatos o trabalho que está sendo realizado pelos que já estão na ativa. “Temos divulgado a carreira para o público externo com bastante intensidade. Este grupo está deixando para vocês uma boa herança de estruturação”, disse.

Representando o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério, Francisco Gaetani, ressaltou a responsabilidade que os formandos têm em relação ao governo. “Fazer um curso é um investimento caro. Existe uma expectativa muito grande em cima de vocês, embora o cliente final não esteja ali para cobrar”. O momento, porém, não foi só de cobrança. “Queria dizer uma palavra especial aos que estão com dificuldades de adaptação no início. Final de mandato é um período operacionalmente muito exigente, mas cheio de oportunidades.”

Já o secretário de Gestão do Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcelo Viana, enfatizou que cada curso é um aprendizado, inclusive para os próprios coordenadores da carreira. Viana anunciou, ainda, a intenção da Secretaria de criar um canal direto de interlocução entre ele e os gestores. “O importante é que tenhamos o aperfeiçoamento do sistema de gestão, recrutamento e treinamento dos novos profissionais.”

Para a presidente da Enap, Helena Kerr, “rever os alunos na Escola é muito bom, pois, quando eles saem, fica uma sensação de vazio”. Assim como as demais autoridades, Kerr também fez questão de lembrar a necessidade de integridade na atuação dos novos EPPGGs. “Queremos dizer parabéns, mas, também, que assumam suas responsabilidades”, enfatizou.

Após a entrega dos certificados, a ANESP ofereceu aos formandos e associados um coquetel de confraternização. A reunião foi uma oportunidade para que os recém-formados gestores governamentais pudessem conhecer e estreitar os laços com membros mais antigos da carreira.

 Dez anos de estrada

Se o momento atual é de grandes avanços na estruturação, a 5ª turma de EPPGGs é um exemplo disso. Entre abraços e parabenizações, no último mês, os gestores comemoraram 10 anos de conclusão do curso de formação da Enap.

O marco foi lembrado com uma festa, realizada no Clube das Nações, no dia 27 de junho. Mais do que uma confraternização, o encontro foi um evidência de uma característica forte, inerente aos gestores públicos: a união. Na ocasião, foram apresentadas fotos da turma durante o curso e em atividade nos órgãos e entidades da Administração Federal.


Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP