Prêmio Nacional da Gestão Pública será entregue no próximo dia 24
Em 2010, onze entidades receberão o prêmio nas categorias ouro, prata e bronze. Confirmação de presença na cerimônia de entrega deve ser feita até domingo (21)
A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento entrega no próximo dia 24 o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) – Ciclo 2010. Este ano serão homenageadas 11 organizações públicas nas faixas de reconhecimento Ouro, Prata e Bronze, destacadas pelo alto desempenho institucional. O ato de premiação terá início às 19 horas, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC, 902 Sul, Bloco C).
Mais cedo, no mesmo dia e local, acontece o Seminário das Boas Práticas de Gestão. Nesta atividade, das 9h às 13h, as instituições selecionadas apresentarão as ações que levaram à indicação ao Prêmio.
A participação no Seminário e na Cerimônia será aberta ao público, sendo indispensável a confirmação de presença, até 21.11 (domingo), pelo portal da Gestão Pública (www.gespublica.gov.br).
Homenageados
Este ano, duas instituições irão receber, além da premiação na faixa de reconhecimento Ouro, o Troféu do Prêmio Nacional da Gestão Pública. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); e o Instituto Estadual de Hematologia (HemoRio), que também havia sido agraciado com a premiação em 2007. Nos 12 anos de existência do Prêmio, apenas nove troféus haviam sido entregues.
Na faixa Prata, serão reconhecidas a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, o Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (SP), a Diretoria de Crédito do Banco do Brasil e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará.
Recebem o reconhecimento na faixa Bronze o Centro de Instrução de Guerra na Selva e o 15º Batalhão Logístico, ambos do Exército Brasileiro; a Unidade de Serviços Compartilhados da Petrobras, o Hospital de Messajana no Ceará e o Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil.
Sobre o PQGF
Há 12 anos, o PQGF reconhece as organizações públicas que se destacaram por suas práticas de excelência na gestão, sempre focadas no atendimento ao cidadão.
As instituições eleitas foram avaliadas segundo o modelo de Excelência em Gestão Pública adotado pelos setores público e privado em mais de 120 países. São os mesmos critérios que servem de parâmetro para prêmios como o Prêmio Nacional de Qualidade (Brasil), o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade e o Prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, dos Estados Unidos.
A cada ciclo do Prêmio, bancas examinadoras e juízes desenvolvem um trabalho voluntário de análise. Neste ciclo, aproximadamente 1.700 pessoas foram treinadas para trabalhar no processo, que contou com o apoio de 35 comitês técnicos e 34 organizações parceiras em 22 estados.