EPPGGs e carreira de gestor de SP se aproximam

Considerada como “irmã mais velha”, ANESP foi convidada por gestores do governo de São Paulo para prestigiar e colaborar na criação da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP). Aproximação com as carreiras estaduais é um dos focos de atuação da ANESP

No próximo dia 24, a ANESP participará na capital paulista do lançamento da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP). Convidada pela diretoria da instituição para integrar a mesa da solenidade, a participação dos EPPGGs no evento é uma forma de prestigiar a fundação da nova entidade representativa e de fortalecer vínculos com as carreiras estaduais.

O convite à ANESP foi feito pela diretora sócio-cultural da AEPPSP, a gestora estadual Maria Elisa Brandt. Segundo a dirigente, a Associação é uma espécie de “irmã mais velha” da instituição que representa os Especialistas em Políticas Públicas (EPP) de São Paulo.

Esta é a segunda vez que os EPPs paulistas entram em contato com a ANESP. Em setembro deste ano, outra gestora do estado esteve em Brasília para entregar uma carta de apresentação da Associação paulista. Na ocasião também foram expostos alguns problemas que a carreira estadual enfrenta em seu dia-a-dia.

Conforme já publicado em reportagens das revistas Carta Capital e Gestão Pública & Desenvolvimento, desde sua criação, os EPPs estão sem um foco de atuação definido. A maior parte ainda fica na Secretaria de Gestão Pública do estado, ao invés de se alocarem nos diversos órgãos do Poder Executivo paulista, como define a Lei que criou a carreira. Além disso, é difícil ver EPP que trabalhe de fato com as atividades, teoricamente, direcionadas aos gestores do estado: planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas; realização de articulações e de parcerias estratégicas; e desenvolvimento, negociação e avaliação de contratos na área de gestão.

A disposição da ANESP em ajudar os EPPs de São Paulo é um reflexo da aproximação entre as carreiras estaduais e a federal. Além desses contatos, em 2011 a ANESP pretende também realizar um congresso em parceria com elas. O tema central do evento será a necessidade de profissionalização da Administração Pública.

O lançamento da AEPPSP contará com uma solenidade de cerca de uma hora e meia de duração e um coquetel. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do estado.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP