Estudo identificará conhecimentos que faltam aos EPPGGs

A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges/MP) está realizando um estudo que trará melhorias à capacitação profissional de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs). A pesquisa tem o propósito de identificar as principais características e atitudes profissionais dos membros da carreira e as competências, consideradas pelo próprios gestores, fundamentais para o bom exercício da gestão pública.

Por meio de questionário online disponível até 16 de novembro, os EPPGGs respondem perguntas sobre as aptidões que possuem e que deveriam possuir para melhorar suas atividades no serviço público. De acordo com a Seges, a comparação entre esses dados possibilitará o mapeamento das principais fraquezas profissionais dos gestores e a consequente criação de cursos de extensão direcionados a essas áreas. Além disso, também serão identificadas demandas de formação específicas entre EPPGGs, variando, por exemplo, com o ano de ingresso na Administração Pública, o órgão de exercício ou o cargo ocupado.

O mapeamento de competências também será importante para a gestão da carreira como um todo. O produto final do estudo dará à Secretaria mais subsídios para embasar suas ações e os demais subsistemas de gestão de pessoas, como no recrutamento, seleção e alocação de gestores ou na progressão na carreira.

A ideia de realização do mapeamento veio a partir do modelo de gestão por competências - sistema adotado por grande parte das organizações e incluído na Administração Pública Federal (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal). O método visa a capacitação voltada ao desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à atuação profissional focada no alcance dos objetivos institucionais.

Para validação técnica do resultado, é necessária a participação de, no mínimo, 300 EPPGGs. O acesso ao questionário pode ser feito aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP