Negociação salarial – é preciso mobilizar

ANESP enfatiza necessidade de mobilização dos gestores para pressionar governo a avançar nas negociações salariais. Leis orçamentárias encurtam o prazo para um acordo e, caso o período expire, reajuste em 2014 seria improvável devido ao ano eleitoral

A campanha salarial dos servidores públicos federais está a pleno vapor, com uma série de estratégias sendo executadas para colocar o tema junto à opinião pública e pressionar o governo para a negociação. Um exemplo é o vídeo sobre valorização das carreiras, que já foi ao ar na grande mídia, nos intervalos comerciais dos telejornais Bom Dia Brasil e Jornal da Globo (veja no canal da ANESP no Youtube).

As negociações se arrastam desde 2011, sem a apresentação de uma proposta e com reiterados adiamentos de reuniões. De acordo com o diretor da ANESP Ricardo Vidal, se ela não for resolvida logo, um eventual e improvável reajuste só ocorreria em 2014, o que, ainda assim, seria insatisfatório em virtude do ano eleitoral - “Nesse cenário, a entrada de um novo governo, tanto de situação quanto de oposição, certamente exigirá o reinício do longo ciclo de conversas, aumentando a corrosão salarial”, comentou

Vidal também enfatizou que o calendário orçamentário está apertando o prazo para as negociações, o que aumenta a necessidade de união entre gestores e os demais servidores - “Chegamos a um momento de encruzilhada, em que, devido às leis orçamentárias, aperta o prazo para a obtenção de um acordo para 2013. É fundamental o engajamento de todos agora, ampliando o movimento com outros colegas, evidenciando o tema nos órgãos da Administração, a fim de valorizar o trabalho exercido.”

As entidades que representam as carreiras de Estado aprovaram um indicativo de paralisação conjunta para o dia 18 de junh, caso as negociações não avancem de forma satisfatória. ANESP ressalta a necessidade da urgente mobilização dos servidores de todas as carreiras em torno da campanha, em especial os EPPGG, para que o governo perceba uma vontade inequívoca de mobilização dos funcionários públicos.