ANESP realiza segunda parte da Assembleia sobre mobilidade

Presidente da Associação agradece o envolvimento dos EPPGGs e enfatiza que discussão deve ser contínua. Associados também aprovam apoio à tabela remuneratória que está sendo proposta em conjunto pelas carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro nas negociações salariais

Na tarde da última sexta-feira (04), a ANESP deu continuidade à Assembleia Geral que teve como destaque o debate sobre a mobilidade da carreira de EPPGG. O encontro, realizado no auditório do Ministério do Planejamento, contou com a presença de aproximadamente 60 EPPGGs, que manifestaram suas opiniões e definiram posicionamentos a serem defendidos pela Associação nas próximas discussões sobre o assunto.

Dos nove tópicos propostos pelos diretores com base em contribuições enviadas anteriormente pelo sócios, quatro já haviam sido tratados na primeira parte da Assembleia, no dia 27 de abril. Na ocasião os associados decidiram adiar o debate dos outros pontos em uma semana, devido ao horário avançado e à necessidade de retornar para seus respectivos órgãos. As ponderações feitas ao longo dos encontros balizarão a Diretoria para que seja produzida uma proposta de Portaria sobre o tema.

Tópicos sugeridos

- Participação do Comitê Consultivo para tratar do tema mobilidade;
- Atribuições a serem desempenhadas no órgão de destino;
- Gestão por competências como critério para mobilidade e alocação;
- Movimentação e alocação ligadas às prioridades de governo
- Critérios para definição das prioridades de governo
- Aprovação automática da solicitação de mudança no exercício do EPPGG
- Tempo mínimo de permanência no órgão para o qual foi designado
- Movimentação para outros Poderes e esferas de governo
- Suporte à política de movimentação

 

O presidente da ANESP, Trajano Quinhões, ficou satisfeito com o envolvimento dos associados na discussão, que enviaram contribuições online e compareceram em grande número nas duas partes da Assembleia. O dirigente enfatizou, porém, que o debate não se encerra com o fim das reuniões. “ Ele será contínuo. Esse processo, essa reflexão e essa mobilização são muito importantes”, comentou.

Negociação Salarial
A Diretoria da Associação aproveitou a Assembleia para submeter à aprovação o apoio da ANESP à tabela salarial que está sendo proposta em conjunto pelas entidades que representam carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro do Executivo Federal.

O diretor Administrativo-Financeiro da Associação, Ricardo Vidal, explicou que a tabela procura restabelecer o poder aquisitivo do salário dos gestores e corrigir distorções remuneratórias no Executivo. Assim, ela ajusta o valor dos vencimentos dos EPPGGs à importância estratégica de suas atividades para a máquina pública.

As entidades que representam o Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro negociam em conjunto nas mesas setoriais com a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG). As mobilizações públicas também contam com a parceria das carreiras do Fisco, Polícia Federal e Advogados e Procuradores Federais.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP