Sucesso na negociação salarial depende da participação das carreiras de Estado nas mobilizações

Análise foi feita pelos dirigentes que representam as categorias. Gestores e servidores do grupo devem comparecer ao ato público marcado para o dia 28 (quinta-feira), às 14h, em frente ao Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K)

O sucesso da campanha salarial está diretamente vinculado ao envolvimento dos integrantes das carreiras de Estado nos atos realizados pelas entidades que representam esses servidores. A avaliação foi feita pelos dirigentes das instituições que integram a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado, em reunião realizada na sexta-feira (22), na sede da Unacon.

De acordo com os representantes das categorias, a situação é alarmante: as negociações se arrastam desde 2011, sem a apresentação de uma proposta pelo governo e com reiterados adiamentos de reuniões. Segundo o diretor da ANESP Ricardo Vidal, caso ela não seja resolvida logo, um eventual e improvável reajuste só ocorreria em 2014, o que, ainda assim, seria insatisfatório em virtude do ano eleitoral. “Nesse cenário, a entrada de um novo governo, tanto de situação quanto de oposição, certamente exigirá o reinício do longo ciclo de conversas, aumentando a corrosão salarial” - comentou.

Os dirigentes consideram fundamental uma demonstração pública de união entre as carreiras. A grande oportunidade é a mobilização do próximo dia 28 de junho, às 14h, em frente ao Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K). A expectativa é de que estejam presentes mais de 1.300 servidores entre gestores, auditores fiscais da Receita e do Trabalho, funcionários públicos do Banco Central, do Ipea, da CVM, da Susep, do Itamaraty e das Agências Reguladoras, delegados da Polícia Federal, peritos criminais, oficiais de inteligência, analistas e técnicos de Finanças e Controle, analistas de Comércio Exterior, carreiras de Planejamento e Orçamento, auditores de Controle Interno, e advogados públicos, defensores públicos e procuradores federais. Os EPPGGs estão convocados a participar do movimento.

Além do ato em Brasília, as Associações e Sindicatos que têm delegacias estaduais se articularam para que as categorias também paralisem as atividades em seus estados no mesmo dia.

A ANESP convocou uma Assembleia Geral para a próxima terça-feira (26) com o objetivo de informar os associados sobre as negociações com a SRT e obter opiniões sobre a participação da Associação nas mobilizações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo e-mail coordenacaoexecutiva@anesp.org.br.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Para saber mais:
Os Gestores no processo de negociação
Negociações: mesas setoriais e integração entre as carreiras