Cinco cursos de aperfeiçoamento para gestores têm inscrições abertas

Disciplinas oferecidas são “Análise organizacional da ação de governo”, “Judicialização de políticas públicas”, “Gestão de convênios e termos de parceria”, “Redes de Políticas Públicas – O desafio da governança” e “Comunicação em Políticas Públicas”

Estão abertas as inscrições de cinco cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As inscrições podem ser feitas aqui.

A participação dos EPPGGs nesse Programa é pré-requisito para obter promoção na carreira. No total, é preciso acumular 120h de cursos de capacitação. As turmas têm até 35 alunos e os servidores com iminência de progressão têm prioridade na matrícula.

Abaixo, confira os detalhes de cada curso:

Análise organizacional da ação de governo 
Inscrições: até 29 de julho 
Aulas: 30 de julho a 1º de agosto
O curso oferece a oportunidade de refletir sobre os principais elementos da gestão estratégica. A partir dessa reflexão, construirá uma visão geral dos requisitos para o alinhamento dos principais componentes das organizações à estratégia.

Judicialização de políticas públicas 
Inscrições: até 1º de agosto
Aulas: 02 a 10 de agosto
O curso tem o objetivo de gerar a compreensão sobre a tensão existente entre a previsão constitucional dos direitos econômicos, sociais e culturais e a sua efetivação por intermédio das políticas públicas, na relação entre Poder Judiciário e Poder Executivo.

Gestão de convênios e termos de parceria
Inscrições: até 05 de agosto
Aulas: 06 a 10 de agosto
A disciplina ensina a executar transferências voluntárias da União a outras esferas degoverno, com base nas normas legais e práticas dos órgãos sistêmicos e dos fiscalizadores.

Redes de Políticas Públicas – O desafio da governança
Inscrições: até 12 de agosto
Aulas: 13 a 17 de agosto
Visando melhorar a gestão participativa das políticas públicas, o curso trata das características de funcionamento e dos principais atores que compõem as redes de políticas públicas.

Comunicação em Políticas Públicas
Inscrições: até 12 de agosto
Aulas: 13 a 22 de agosto
Nas aulas os participantes aprenderão a desenvolver a comunicação interna e externa em políticas públicas, aprimorando a habilidade para o uso do sistema de comunicação de governo e aperfeiçoando seu conhecimento sobre os recursos, técnicas e abordagens que facilitem sua comunicação com dirigentes, especialistas em políticas públicas, jornalistas e o público em geral.