Carreiras de Estado se unem a outras categorias e fazem grande ato na Esplanada

Terceiro e maior ato realizado pela União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado contou com apoio de parlamentares, policiais rodoviários federais, policiais civis do DF e de servidores do Judiciário

Perto do início da semana em que o governo se comprometeu em responder às demandas dos servidores sobre aumentos salariais, a União das Entidades Representativas de Carreiras de Estado realizou sua terceira manifestação conjunta (leia mais sobre as primeiras aqui e aqui). As 23 associações e sindicatos que formam o grupo, apoiadas por parlamentares, policiais rodoviários federais, policiais civis do DF e servidores do Judiciário, se reuniram, na tarde de quarta-feira (08), em frente ao Ministério do Planejamento, para manifestar pelo reajuste.

Os dirigentes foram unânimes ao relembrar a essencialidade das carreiras ali representadas para o desenvolvimento do País e a possível fuga de profissionais qualificados que a corrosão salarial pode gerar. Segundo os manifestantes, a postura do MPOG durante toda a campanha salarial – de não responder às demandas e adiar diversas vezes o prazo para resposta final – não condiz com a valorização das atividades exercidas pelos servidores.

“A pergunta que deve ser feita não é quanto o Estado gastará se atender as demandas das carreiras, mas sim quanto perderá se não atendê-las” - alertou o diretor da ANESP Valmir Dantas, um dos que discursaram na ocasião.

Além da necessidade de recomposição dos vencimentos, outras pautas foram lembradas pelos dirigentes como fundamentais para o bem do serviço público. Um exemplo é a necessidade de se estabelecer parâmetros meritocráticos para o acesso a cargos comissionados.

Na ocasião, a ANESP distribuiu braçadeiras da Associação para os EPPGGs que apoiavam o movimento. Além de Dantas, outros três dirigentes também representaram a entidade: o presidente, Trajano Quinhões, e os diretores Afonso Pacífico e Geraldo Horta.

Reunião com a SRT
Após a manifestação, a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG) convidou os dirigentes da União das Carreiras de Estado para uma reunião. No encontro, o secretário Sergio Mendonça reiterou que a resposta às demandas será dada entre os dias 13 e 17 de agosto e que existe a possibilidade de que não haja reajuste.

Os representantes dos servidores reforçaram que as manifestações conjuntas não acabarão após o dia 31 - data final para envio da Lei Orçamentária Anual (LOA) ao Congresso Nacional (leia mais sobre isso aqui). Eles também lembraram que estão dispostos a negociar e que a postura de enfrentamento é em resposta à conduta governista no processo.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Leia mais
Carreiras de Estado articulam mobilizações para agosto
Governo adia data de resposta sobre reajuste salarial
Governo segue sem dar perspectiva às carreiras de Estado nas negociações salariais 
Negociações – mesas setoriais e integração entre as carreiras