Respvblica mais aberta

Publicação começará a receber artigos escritos por pessoas de fora da carreira. Objetivo é ampliar o intercâmbio entre os que estão diretamente em contato com a gestão governamental, os acadêmicos e a sociedade

A ANESP realizou no último dia 18 de maio, no Cota Mil Iate Clube, o lançamento das duas edições de 2010 da revista Respvblica. Com os novos volumes, a publicação se aproxima de alcançar 100 artigos acadêmicos veiculados sobre Administração Pública.

A marca simbólica reflete o esforço da Associação em divulgar o conhecimento gerado na área de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Para aumentar essa difusão, a ANESP começa a partir das edições de 2011 a receber artigos de estudiosos e pesquisadores da área, além dos de integrantes de carreiras de gestor governamental dos estados e de outros países. “É uma abertura gradual que aumentará nosso intercâmbio com a academia e a sociedade”, comentou o diretor de Estudos e Pesquisas da ANESP, Jean Alves.

Essa flexibilização está aos poucos sendo divulgada para entidades que têm afinidade com o tema abordado na Respvblica. É o caso da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, que forma os EPPGGs do governo mineiro, do Cuerpo de Gerentes Públicos, que integra a carreira de gestor governamental do Peru, e da Federação Nacional dos Estudantes de Administração Pública (Feneap), que representa os estudantes da área.

O recebimento de artigos para a publicação se dá de forma contínua. Entretanto, os que enviarem textos até o próximo dia 1º de julho terão seu material avaliado já para as edições de 2011. Os que mandarem após estarão sujeitos à disponibilidade de espaço na revista.

Clique aqui para ver o edital completo

Temas preferidos
Desde o lançamento do primeiro número, em setembro de 2002, as páginas da Respvblica já foram preenchidas com artigos dos mais diversos temas. Entretanto, alguns se mostraram mais recorrentes que outros. Entre eles, o campeão é Políticas Públicas no Brasil. Alguns textos que trataram sobre isso foram “Indicador global de felicidade: repensando o desenvolvimento” (nº 4/2004), de Nelson Henrique Silva, e “O que são, afinal, redes de políticas públicas” (Vol. 6, nº 2/2007), de Rafael Ferrari.

Reforma do Estado é outro assunto popular na revista. Foi o caso, por exemplo, dos estudos “Por uma metafísica da reforma – abordagem das variantes do capitalismo” (nº 1/2002) e “Reforma universitária: pertinência, inclusão e avaliação” (Vol. 4, nº 2/2005), feitos, respectivamente, por Marcelo Ramos e Ana Valeska Gomes.

Outros temas que também tiveram destaque são Carreiras Formação. Exemplos de artigos sobre eles são “A carreira de EPPGG e o fortalecimento do Estado brasileiro” (Vol. 4, nº 1/2005), de Darci Bertholdo, e “O papel da escola de governo na formação e capacitação dos quadros permanentes do Estado” (Vol 4, nº 1/2005), escrito por Helena Kerr do Amaral.

Fotos e envio
Já estão disponíveis na galeria de imagens do site da ANESP algumas fotos do coquetel de lançamento da Respvblica. Para visualizá-las é preciso fazer login na homepage, clicar em Galeria (menu vertical à esquerda da página), ImagensCoquetéis de Lançamento da Res Pvblica e selecionar o álbum Maio de 2011.

O envio dos exemplares da revista para a residência dos associados começará a ser feito na próxima semana. Somente receberão os filiados que se cadastraram no site da ANESP.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP