Fonacate fará moção de apoio à União das Carreiras de Estado

Documento tem o objetivo de mostrar a preocupação dos dirigentes das entidades que representam essas categorias em relação ao sucateamento da máquina pública. Reunião do Fórum foi realizada na tarde da última terça-feira (11)

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) aprovou a produção de uma moção de apoio à União das Carreiras de Estado (UCE) – grupo de mobilização conjunta que atuou ao longo dos oito meses de campanha salarial. A decisão foi tomada durante reunião na tarde da última terça-feira (11), em Brasília.

De acordo com os dirigentes das entidades que representam as categorias, o documento tem o objetivo de mostrar a preocupação das carreiras com o tratamento dado pelo governo aos servidores que atuam em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional. O pleito proposto pela UCE durante a negociação salarial era de reposição das perdas inflacionárias, o que está previsto na Constituição, mas o governo se mostrou intransigente e deu sinais de adotar uma política de esvaziamento do Estado.

O documento também explica que as carreiras típicas são favoráveis à regulamentação de uma lei de greve para o serviço público, desde que ela seja discutida no Congresso Nacional e com a participação de todas as entidades representativas.

A moção será encaminhada aos órgãos do governo, parlamentares e imprensa.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP