Carreiras de Estado encaminham pela não aceitação da proposta do governo
Direcionamento foi definido pelas entidades que integram a União das Carreiras de Estado na manhã desta segunda-feira (20) e será votado por cada categoria em Assembleias Gerais próprias que acontecem nesta semana. A dos gestores federais está marcada para quinta-feira (23)
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), a União das Carreiras de Estado (UCE) - composta por entidades que representam carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro, Receita Federal, Delegados de Polícia Federal, e Advocacia Pública Federal - decidiu, por unanimidade, encaminhar pela rejeição da proposta do Governo de 5% de reposição salarial anual até 2015. O posicionamento conjunto será levado, em assembleia, aos servidores das categorias representadas para deliberação sobre o assunto.
O percentual de 15,8% dividido em três parcelas iguais, incidentes nos próximos três anos, foi proposto pelo Secretário de Relações do Trabalho (SRT/MPOG), Sérgio Mendonça, em reunião no sábado (18) com dirigentes do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. Essa mesma proposta também foi oferecida às demais entidades da UCE . Se aceitarem, as categorias se comprometem a não pedir novos reajustes até 2016.
As carreiras da União concordaram que a proposta é insuficiente, pois sequer repõe as perdas inflacionárias acumuladas desde o último reajuste – garantia dada aos servidores pela Constituição Federal. No próximo sábado (25) haverá outra reunião entre as entidades do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro e o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG).
Assembleia da ANESP
A Assembleia Geral marcada pela ANESP acontecerá no dia 23 de agosto, no auditório do Ministério do Planejamento, às 12h30. Na ocasião, os diretores farão um relato sobre a última reunião da campanha salarial e deliberarão sobre o indicativo de recusa à proposta do governo.
A decisão da Assembleia será levada à SRT na reunião do dia 25.
Veja aqui a convocação da Assembleia Geral
Participação da ANESP na campanha
Os EPPGGs estão representados de forma ativa na campanha salarial. O grupo de mobilização conjunta formado pelas 23 entidades que representam carreiras típicas de Estado - que conta com participação direta de diretores da ANESP - realizou em 2012 quase 40 ações envolvendo a negociação.
Até o momento foram três grandes manifestações (25 de junho, 26 de julho e 08 de agosto), nas quais os diretores da ANESP e das demais entidades discursaram para os servidores. Entre março de 2012, quando iniciou a discussão sobre a campanha salarial dos servidores federais, até 18 de agosto, quando o governo apresentou a proposta de recomposição salarial, os dirigentes também estiveram em sete reuniões entre o grupo de negociação e os interlocutores do governo, e realizaram encontros de articulação entre as carreiras, em média, a cada 15 dias.
A UCE também investe em peças de divulgação (adesivos, cartazes e braçadeiras) e campanhas de vídeo e rádio veiculadas em intervalos comerciais de programas e emissoras de grande audiência. O material busca esclarecer à população a importância estratégica das categorias para o desenvolvimento do País e informar sobre as mobilizações. A colaboração da ANESP no rateio dessa conta relativa à campanha salarial 2012 foi de aproximadamente R$ 20 mil, até agosto de 2012.
Veja os vídeos da campanha salarial no Canal da ANESP no Youtube
Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP
Leia mais
- Governo confirma reunião com Ciclo de Gestão para dia 18 de agosto
- Campanha salarial se intensifica e ANESP convoca gestores à participação
- Negociações – mesas setoriais e integração entre as carreiras