Carreiras de Estado encaminham pela não aceitação da proposta do governo

Direcionamento foi definido pelas entidades que integram a União das Carreiras de Estado na manhã desta segunda-feira (20) e será votado por cada categoria em Assembleias Gerais próprias que acontecem nesta semana. A dos gestores federais está marcada para quinta-feira (23)

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), a União das Carreiras de Estado (UCE) - composta por entidades que representam carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro, Receita Federal, Delegados de Polícia Federal, e Advocacia Pública Federal - decidiu, por unanimidade, encaminhar pela rejeição da proposta do Governo de 5% de reposição salarial anual até 2015. O posicionamento conjunto será levado, em assembleia, aos servidores das categorias representadas para deliberação sobre o assunto.

Nota pública da UCE

O percentual de 15,8% dividido em três parcelas iguais, incidentes nos próximos três anos, foi proposto pelo Secretário de Relações do Trabalho (SRT/MPOG), Sérgio Mendonça, em reunião no sábado (18) com dirigentes do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. Essa mesma proposta também foi oferecida às demais entidades da UCE . Se aceitarem, as categorias se comprometem a não pedir novos reajustes até 2016.

As carreiras da União concordaram que a proposta é insuficiente, pois sequer repõe as perdas inflacionárias acumuladas desde o último reajuste – garantia dada aos servidores pela Constituição Federal. No próximo sábado (25) haverá outra reunião entre as entidades do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro e o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG).

Assembleia da ANESP
A Assembleia Geral marcada pela ANESP acontecerá no dia 23 de agosto, no auditório do Ministério do Planejamento, às 12h30. Na ocasião, os diretores farão um relato sobre a última reunião da campanha salarial e deliberarão sobre o indicativo de recusa à proposta do governo.

A decisão da Assembleia será levada à SRT na reunião do dia 25.

Veja aqui a convocação da Assembleia Geral

Participação da ANESP na campanha
Os EPPGGs estão representados de forma ativa na campanha salarial. O grupo de mobilização conjunta formado pelas 23 entidades que representam carreiras típicas de Estado - que conta com participação direta de diretores da ANESP - realizou em 2012 quase 40 ações envolvendo a negociação.

Até o momento foram três grandes manifestações (25 de junho, 26 de julho e 08 de agosto), nas quais os diretores da ANESP e das demais entidades discursaram para os servidores. Entre março de 2012, quando iniciou a discussão sobre a campanha salarial dos servidores federais, até 18 de agosto, quando o governo apresentou a proposta de recomposição salarial, os dirigentes também estiveram em sete reuniões entre o grupo de negociação e os interlocutores do governo, e realizaram encontros de articulação entre as carreiras, em média, a cada 15 dias.

A UCE também investe em peças de divulgação (adesivos, cartazes e braçadeiras) e campanhas de vídeo e rádio veiculadas em intervalos comerciais de programas e emissoras de grande audiência. O material busca esclarecer à população a importância estratégica das categorias para o desenvolvimento do País e informar sobre as mobilizações. A colaboração da ANESP no rateio dessa conta relativa à campanha salarial 2012 foi de aproximadamente R$ 20 mil, até agosto de 2012.

Veja os vídeos da campanha salarial no Canal da ANESP no Youtube

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

 

Leia mais
Governo confirma reunião com Ciclo de Gestão para dia 18 de agosto
Campanha salarial se intensifica e ANESP convoca gestores à participação
Negociações – mesas setoriais e integração entre as carreiras