Busca de novo perfil

Reportagem do jornal “Correio Braziliense” conta que o Ministério do Planejamento criou um GT para discutir mudanças na formulação de concursos. Grupo quer encontrar formas de deixar provas mais claras e objetivas, debater um sistema de avaliação alternativo e criar uma política de retenção de talentos

Os concurseiros profissionais, interessados apenas em receber os altos salários pagos aos cargos mais atrativos do serviço público, estão na mira do Ministério do Planejamento. A pasta criou um grupo de trabalho para discutir uma série de mudanças na formulação de processos seletivos para adequá-los à captação de perfis mais técnicos.

De acordo com a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, os concursos públicos dão transparência aos processos de seleção, mas dificultam a busca por servidores que se enquadram com as atribuições necessárias para ocupar uma determinada posição de trabalho. Ela ressalta que técnicos da pasta estão reunidos em um projeto para tornar as provas mais claras e objetivas para selecionar pessoas capacitadas para o posto em questão.

"Também é discutido um sistema de avaliação alternativa. No México, por exemplo, entrevistas são feitas para ocupação de algumas posições. Outra possibilidade é realização de provas práticas", comentou.

Na avaliação da secretária, além de aperfeiçoar os certames, será preciso criar uma política para retenção de bons talentos.

Fonte
Correio Braziliense – 11 de outubro de 2012