Cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras com inscrições abertas

Sete disciplinas estão com inscrições abertas no mês de março. Participação dos EPPGGs no Programa é pré-requisito para obter promoção na carreira

Sete cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), estão com inscrições abertas. A participação dos gestores públicos federais no Programa é pré-requisito para obter promoção na carreira.

No total, é preciso acumular 120h de cursos de capacitação. As turmas formadas têm de 30 a 35 alunos e os servidores com iminência de progressão têm prioridade na matrícula. As inscrições podem ser feitas neste link.

Veja abaixo a agenda do mês:

Comunicações em situação de crise
Inscrições: até 10 de março
Aulas: 11 a 20 de março (período noturno)
As aulas pretendem capacitar o EPPGG na gestão e no acompanhamento das atividades de comunicação, envolvendo suas técnicas e abordagens para facilitar o relacionamento com dirigentes, especialistas e jornalistas.

Planejamento de Projetos no Setor Público
Inscrições: até 11 de março
Aulas: 12 a 14 de março
O curso ensina a elaborar planos de projetos claros, com a definição de cronograma, resultados, indicadores, escopos, ações e custos.

Análise organizacional para a ação de governo
Inscrições: até 12 de março
Aulas: 13 a 15 de março
Os alunos aprendem a analisar elementos da gestão de uma organização pública, possibilitando a formação de uma visão geral dos fatores que impactam no alinhamento dos componentes dos órgãos do Executivo federal à estratégia.

Gestão Participativa de Políticas Públicas: desafios e alternativas de articulação
Inscrições: até 19 de março
Aulas: 20 a 22 de março
A disciplina ensina a identificar alternativas para os desafios de articulação de instâncias de participação social com o ciclo de planejamento, gestão e controle de políticas públicas, por meio de instrumentos analíticos da gestão participativa de políticas públicas.

Mapeamento de atores, rastreamento de agendas e análise de conjuntura
Inscrições: até 24 de março
Aulas: 25 a 27 de março
O curso busca ensinar a aplicar os itens em questão no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas.

Gestão de processos
Inscrições: até 30 de março
Aulas: 1º a 17 de abril
As aulas buscam desenvolver competências sobre como processos organizacionais são monitorados, avaliados e revisados em benefício da instituição. Elas contam com experimentações práticas de ferramentas e de métodos sobre gestão de processos.

Gerenciamento do desempenho de projetos no setor público
Inscrições: a partir de 04 de abril
Aulas: 09 a 12 de abril
O curso tem o objetivo de ensinar os alunos a aplicar e adaptar ferramentas de projetos em seus trabalhos; atuar em equipes de forma cooperativa; e mobilizar esforços e recursos para dar direcionamento e sinergia na execução de ações.