Segep lança 2º Processo Integrado de Mobilidade - Proim

Nova oportunidade para mobilidade de gestores será apenas para a Asege; quantidade de vagas será anunciada na quarta-feira


 Foto: Portal Brasil

Foto: Portal Brasil

A Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou o 2º Processo Integrado de Mobilidade - Proim. Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) poderão se candidatar a vagas para a Assessoria Especial para Modernização da Gestão - Asege, do próprio Planejamento. As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira (24) e poderão ser feitas até a próxima quarta-feira (30) por meio do Sistema de Mobilidade - Simob. O quantitativo de vagas será publicado nesta quarta-feira (23).

A seleção de apenas oito gestores na primeira edição do Proim para as mais de 280 vagas abertas revelou a ineficiência do modelo do programa, que foi revisado em dois pontos para esta segunda edição. O primeiro deles é o segundo Proim em si, já que estava prevista apenas uma janela anual de mobilidade para os gestores. O segundo é sobre a anuência prévia. Anteriormente o gestor precisava da autorização da atual chefia para iniciar o processo de mobilidade. A partir deste, a anuência ocorrerá após a entrevista e a manifestação do interesse do órgão e do candidato.

As mudanças são vistas como positivas pela Anesp. Porém, o Proim segue carecendo de ajustes profundos para que se adeque às expectativas dos gestores de carreira e para que atenda às necessidades da Administração Pública.

Confira o cronograma do 2º Proim:

Fases                                                                                                                   Cronograma

Registro das necessidades pela ASEGE/MP                                                       21 e 22/10

Divulgação das oportunidades                                                                             23/10

Inscrição dos EPPGG                                                                                        24 a 30/10

Realização da entrevista                                                                                    1/11 a 7/11

Publicação das alterações de exercício resultantes das entrevistas                       11/11