EPPGG lança “O Jurista que Calculava” nesta terça (18)

Coquetel de lançamento será no mezanino do Espaço Cultural do STJ

Imagem: Divulgação/Editora CRV

Imagem: Divulgação/Editora CRV

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Daniel Boson lança nesta terça-feira (18), o livro O Jurista que Calculava, coordenado por Gustavo Ferreira Ribeiro e Ivo Gico Júnior. O coquetel de lançamento será no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça, das 18h30 às 21h.

“Os coordenadores são dois dos principais pensadores de Direito e Economia de Brasília. Eles se inspiraram no livro O Homem que Calculava, que trazia narrativas a partir da matemática e do raciocínio lógico. Assim como no best-seller, fica evidente a importância de conhecer as ciências por trás dos números. O Jurista que Calculava consegue mostrar alguns aspectos da economia que são até mesmo contra-intuitivos, mostrando a importância da economia para a sociedade e para o Direito”, explica o associado da ANESP.

Daniel é assessor econômico e jurídico no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e escreveu o artigo “A (in)Suficiência das multas do Cade para a dissuasão da prática de cartel”.

Sinopse:

O livro trata da aplicação da ciência econômica nos diversos ramos do Direito, especialmente de forma auxiliar para compreender as consequências das decisões judiciais. É importante destacar que essas decisões não ocorrem no vácuo, afetando somente as partes. Ela repercutem na sociedade, tendo força normativa, sendo que muitas vezes podem ter efeitos deletérios, inclusive opostos ao pretendido pelo julgador. Definitivamente a economia colabora na compreensão desses efeitos, o que pode ser utilizado para termos um Direito mais realista e adequado, e, a partir daí, ter uma sociedade melhor.

Mais informações:
Telefone: 61 - 3319-8460/8373
E-mail: espaço.cultural@stj.jus.br
Endereço: SAFS - Quadra 6, Lote 1, Trecho III; Prédio dos Plenários, 2º andar, Mezanino - Brasília/DF