Com esforço da ANESP, PCLD volta a ter vagas em 2015 e Associação apresenta minuta de Portaria para incentivar capacitação

Foto: Universidade Columbia em Nova Iorque

Foto: Universidade Columbia em Nova Iorque

Com assento no Comitê Consultivo, ANESP teve protagonismo na retomada da oferta de vagas de afastamento para participação em Programas de Capacitação de Longa Duração (PCLD). Saiu de zero, no segundo semestre de 2014, para seis, no primeiro semestre de 2015. Além disso, com a participação direta de associados, a Diretoria apresentou proposta de normativo que aprimora a Portaria 70/2013. Minuta substitutiva nesse sentido foi apresentada ao Comitê Consultivo da Carreira e entregue à Segep/MP.

A partir da retomada do diálogo com a Segep, a ANESP atuou pela defesa da ampliação das vagas no primeiro semestre de 2015 - a edição do segundo semestre de 2014 não foi sequer aberta pela então Secretária de Gestão Pública, enquanto a mais recente trouxe cinco vagas de mestrado e uma de doutorado. Para isso, foi fundamental a reconquista da vaga no Comitê Consultivo da Carreira.

O trabalho, porém, não se bastou à resolução do caso emergencial. Com contribuições dos associados, a Diretoria elaborou uma minuta de Portaria aperfeiçoando pontos do afastamento para participação em PCLD, levando em consideração realidades da Administração e dos programas de Mestrado e Doutorado de universidades que estão no topo de rankings internacionais. O material foi entregue ao Secretário de Gestão Pública, Genildo Lins, e apresentado à Carreira em Assembleia Geral.

Artigos Relacionados