ANESP, Columbia e mais: parcerias inéditas aprimoram imagem da carreira e ampliam oportunidades de estudos

À esquerda, o Diretor de Comunicação da ANESP, Matheus Azevedo, dialogando com o Prof. William Eimick, da Columbia University

À esquerda, o Diretor de Comunicação da ANESP, Matheus Azevedo, dialogando com o Prof. William Eimick, da Columbia University

A ANESP aproximou-se de uma das melhores Universidades do mundo - a Columbia University - com o objetivo de viabilizar a oferta para EPPGGs de cursos com professores da instituição. As conversas renderam encontros que conectam EPPGGs, Ministro do Planejamento, ENAP, Fundação Lemann, Embaixada da França, Columbia e Harvard, numa rede com o objetivo comum de levar capacitação em alto nível para os servidores públicos.

O primeiro passo veio com a promoção, em parceria com Columbia, de uma apresentação sobre o Mestrado Executivo em Gestão Pública oferecido pela entidade. Associados e demais servidores interessados lotaram o auditório do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para conhecer o programa norte-americano.

Além disso, ao longo de 2015 a ANESP promoveu aproximações entre Columbia e o governo brasileiro. Houve encontros dos representantes estrangeiros com lideranças da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (SEGEP/MP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). As reuniões culminaram em uma conversa com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que pediu projeto piloto de parceria entre a Columbia e a ENAP.

Algumas atividades conjuntas já foram realizadas por essas duas instituições, com o apoio e patrocínio da ANESP, como uma nova apresentação sobre o Mestrado em Gestão Pública da Columbia no campus da ENAP e a participação de representantes norte-americanos em seminário internacional de gestão pública organizado por essa Escola.

Parceria similar vem sendo trabalhada pela ANESP também com a Universidade Harvard e com a Escola Nacional de Administração, da França, a ENA, por meio da Embaixada do país em Brasília.

Artigos Relacionados