EPPGG discute benefícios da educação integral em livro internacional

A EPPGG Aline Soares é autora de um dos capítulos do livro “Handbook of Civic Engagement and Education” (“Manual de Engajamento Cívico e Educação”, em tradução livre), organizado por Richard Desjardins e Susan Wiksten, respectivamente da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e do Instituto Europeu de Educação e Política Social, na França. A obra trata da relação complexa entre engajamento cívico e educação em todas as fases da vida.

O capítulo de Soares chama-se “Integral Education in Brazil: the main elements of the debate applied to an adult and youth school in São Paulo” (na tradução: “Educação integral no Brasil: os principais elementos do debate discutidos frente ao caso de uma escola de jovens e adultos em São Paulo”). Nele, a EPPGG debate o conceito de educação integral no Brasil, uma abordagem que considera as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano e reconhece a importância da educação para a formação e o exercício da cidadania.

De maneira empírica, Soares examina a implementação da educação integral por uma escola de educação para jovens e adultos em São Paulo, o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo (CIEJA Campo Limpo). Sua análise indica significativos efeitos positivos da abordagem de educação integral adotada pelo local quanto ao desempenho acadêmico, à sua formação multidimensional e à vida emocional e social dos estudantes.

“A abordagem do CIEJA mostra que a educação integral pode resultar em uma experiência educacional conectada com a vida e, portanto, alcançar resultados acadêmicos e sociais significativos. As práticas dessa escola iluminam o potencial das escolas públicas para adotar uma abordagem de educação que produza aprendizado acadêmico e o desenvolvimento de cidadãos autônomos”, defende a autora.

Em geral, os capítulos do livro trazem antecedentes teóricos e históricos da relação entre engajamento cívico e educação. Usando dados comparativos empíricos e estudos específicos de contextos únicos, o manual explora temas como ecopedagogia, educação em emergências e o novo conceito de “pedagogia do contrato social”. Em relação a desafios contemporâneos do engajamento cívico na educação, a obra ainda examina a polarização e o extremismo, as crises ambientais, a exclusão digital e a educação cívica pós-Covid.

Acesse o livro [em inglês].


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