FCRB e ANESP debatem Cultura Alimentar e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam – na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, às 14h – mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. O tema “Cultura Alimentar brasileira e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: inovação e desafios” será debatido pela EPPGG Lilian Rahal (Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS); pela conselheira do CONSEA Juliana Pereira Casemiro (Pesquisadora da UERJ e UNIRIO) e por Vítor Lourenço (Coordenador do Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ). A moderação será feita pela EPPGG Adélia Zimbrão (EPPGG/FCRB). O evento ocorrerá na sala de curso da FCRB e será transmitido pelo YouTube.
A atividade integra simultaneamente os Ciclos de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras (parceria entre FCRB e ANESP) e sobre Direito e Sociedade (parceria entre FCRB e Associação Juízes para a Democracia [AJD]), ambos do Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente - PRO-Rui, da Fundação.
Temas do debate
O Brasil saiu do Mapa da Fome da FAO em 2014 e sustentou essa posição até 2018. Porém, voltou ao mesmo mapa nos anos de 2019 a 2022, período que coincide com o contexto pandêmico e com o que estudiosos apontam como uma operação de desmonte das políticas públicas.
No entanto, nos últimos dois anos, verifica-se uma retomada de políticas públicas de combate à pobreza, fome e insegurança alimentar, que começam a trazer melhores resultados. O Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial - SOFI 2024 aponta avanços importantes no combate à fome no Brasil. Em 2023, a FAO observou um declínio de 85% na insegurança alimentar severa no país. Isso significa que 24 milhões de brasileiros deixaram de passar fome. Ademais, 8,6 milhões de pessoas saíram da pobreza e 3,1 milhões saíram da extrema pobreza, em virtude de um conjunto de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e a inclusão social.
A Política de Segurança Alimentar e Nutricional articula programas e ações que envolvem atividades desenvolvidas desde o campo do fomento à produção até a comercialização, distribuição e consumo de alimentos saudáveis como forma de garantia do direito à alimentação adequada e o combate a todas as formas de má nutrição. Compõem essa Política o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA (Lei no 14.628, de 20 de julho de 2023); o Programa Cozinha Solidária (Decreto nº 11.937, de 5 de março de 2024); entre outros. O recém lançado Plano Nacional de Abastecimento Alimentar se soma a esse esforço, focando na oferta de alimentos saudáveis e promoção de uma transição agroecológica.
Assim, essa mesa tem como proposta debater as inovações e desafios envolvidos no âmbito das correlações de forças que atuam na promoção da Cultura Alimentar e no enfrentamento da fome e da situação de insegurança alimentar que afeta os brasileiros.
Conheça os participantes
Lilian dos Santos Rahal (debatedora)
Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade de Campinas. É Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS). Servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com mais de duas décadas de experiência em Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural no governo federal.
Juliana Pereira Casemiro (debatedora)
Professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ). Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGSAN/UNIRIO). Doutora em Educação em Ciência e Saúde pelo NUTES/UFRJ. Possui Mestrado em Saúde Pública ENSP/Fiocruz. Integra o Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
Vitor Lourenço (debatedor)
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez parte de organizações da Baixada Fluminense, como a coordenação do Pré-vestibular popular +Nós e do Movimenta Caxias. Já atuou como diretor do Instituto Nós em Movimento, coordenando projetos como a Agenda Caxias 2030, a Câmara de Vereadores Populares e as Ações de Solidariedade durante o período pandêmico. Atualmente faz parte da organização Sim, eu sou do Meio, compondo o time de mobilização de recursos, e coordena junto à Fiocruz um curso de Soberania Alimentar e Agroecologia, para cozinhas solidárias do estado do Rio de Janeiro, e também faz parte da construção do Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ.
Adélia Zimbrão (moderadora)
Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Administração Pública pela Escola de Administração Pública (EBAP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Pós-graduada lato sensu em Sociologia Urbana (UERJ, 1998) e graduada em Psicologia (UERJ, 1995). É servidora pública ocupante do cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), desde 2004. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana-PPFH/UERJ. Atualmente é do Setor de Pesquisa em Políticas Culturais do Centro de Pesquisa da FCRB.
Serviço
Evento “Cultura Alimentar brasileira e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: inovação e desafios”
28 de novembro, quinta-feira, 14h
Sala de cursos da FCRB - Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Transmissão pelo canal do YouTube da FCRB