Ciclo de Gestão apresenta contraproposta para SRH

Na noite desta quinta-feira (10), dirigentes das entidades representantes do Ciclo de Gestão se reuniram com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, para dar andamento nas negociações salariais. A ANESP foi representada pelo Presidente, Ricardo Vidal, e pelos Diretores Marcos Toscano e Roberto Pojo.

No início do encontro, o Secretário declarou que aceitava o pedido feito pela União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) de negociar em separado do Ciclo de Gestão. “Achamos a unidade e a negociação conjunta muito importante. A fragmentação não é a melhor opção para nós, mas iremos respeitar as razões da entidade”, comentou Duvanier. Depois do anúncio, os representantes da Unacon se retiraram da sala.

Negociação - O Secretário apresentou para os dirigentes do Ciclo a mesma tabela do último encontro, só que agora detalhando os valores das classes e padrões, porém sem detalhar formas de reenquadramento.

Os dirigentes ressaltaram a importância de se chegar a um consenso e destacaram alguns pontos que precisam ser reavaliados na proposta do governo para que se chegue a um acordo. Entre eles, o aumento do valor do inicial em 2010, melhorias nas parcelas de 2008 e 2009 e reajuste dos valores para os servidores de nível médio e formas de reposicionamento. “São aperfeiçoamentos solicitados pelas bases e precisamos saber como eles podem ser melhorados”, ressaltou o Presidente, Ricardo Vidal.

Em resposta à proposta do governo, o Ciclo apresentou uma contraproposta, baseada no estudo de diversos cenários e aperfeiçoamentos indicados nas Assembléias das carreiras. A sugestão do Ciclo apresenta valores cujos parâmetros são uma maior aproximação da remuneração oferecida ao Fisco nos salários iniciais e finais e propõe um reenquadramento de cinco padrões para cada servidor. Apesar da Assembléia da ANESP ter optado pela manutenção do equilíbrio da tabela, a solicitação de reenquadramento mais acentuado foi a proposta vitoriosa nas deliberações das entidades do Ciclo de Gestão, tendo a ANESP sido voto vencido.

O Secretário afirmou que analisará as solicitações dos dirigentes do Ciclo, mas que precisa de um tempo para avaliar o que foi apresentado. “Preciso levar em consideração muitos aspectos. Não estou descartando nada do que foi apresentado aqui hoje, mas as propostas serão estudadas e trarei uma resposta no próximo encontro”, afirmou Duvanier.

O Secretário disse que haverá reunião na próxima semana. A SRH informará, até segunda-feira, o dia e horário exatos do novo encontro.