Servidores fazem mobilização amanhã para pressionar por negociação salarial

Acontece amanhã (28), a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios (concentração na Catedral), a mobilização geral nacional dos servidores públicos federais. O movimento tem como objetivo pressionar o governo a avançar nas negociações sobre, entre outros pontos, aumentos salariais, política permanente de reajustes e definição de data-base.

Na última semana, a ANESP e entidades do Ciclo de Gestão, do Núcleo Financeiro, do Fisco, dos Delegados da Polícia Federal e dos Peritos Criminais Federais emitiram comunicado conjunto convocando os membros das respectivas carreiras a participar da ação. O documento explica que as mobilizações precisarão de ampla adesão dos funcionários públicos, pois as reuniões preliminares com o governo não indicaram propostas concretas de aumento. Além de descartar reajustes, não foi feita nenhuma contraproposta para 2013, não foi informado o valor reservado no Orçamento para os servidores e nem sinalizado percentual para reposição de perdas inflacionárias.

A mobilização desta quarta-feira foi organizada pelo Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais, que integra 31 Associações e Sindicatos. O centro das atividades será em Brasília, mas não se restringirá à capital. Diversas entidades orientaram suas unidades localizadas nos estados a promoverem ações simultâneas.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP