Governo reabre negociações salariais com servidores

No encontro de ontem (14) com o Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais, secretário de Relações de Trabalho afirmou que prioridade é corrigir distorções salariais para, então, implantar uma política salarial permanente

O secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG) se reuniu ontem com Sindicatos e Associações que integram o Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais. O encontro serviu para debater uma política salarial - item que integra a pauta de reivindicações dos servidores.

As entidades do Fórum protocolaram uma proposta de política que prevê um reajuste emergencial de 22,08% - índice calculado com base na inflação entre maio de 2010 e fevereiro de 2012 (dados do INPC), somado com a variação do PIB dos dois últimos anos.

Mendonça afirmou que o governo tem o interesse de buscar a valorização do salário base dos servidores e a paridade, mas a prioridade no momento é corrigir distorções salariais no médio e longo prazo, levando em consideração o histórico no governo Lula. Apenas depois poderia ser implantada uma política salarial permanente.

Apesar da divergência com o que é demandado pelas entidades do Fórum, o secretário também insistiu que o governo não poderá honrar o prazo inicialmente estabelecido para fim das negociações: 31 de março. O governo pretende estender as conversas até 31 de agosto.

Uma nova reunião entre a SRT e o Fórum deverá acontecer nesta quinta-feira (15). Nela deverão ser discutidos reajustes em benefícios, como no auxílio-alimentação. O movimento que reúne entidades de servidores federais manteve agendada a manifestação geral dos servidores públicos para o dia 28 de março.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP, com informações do Condsef