30 anos da aula inaugural da carreira de EPPGG - José Luiz Pagnussat

José Luiz Pagnussat fez parte da equipe que elaborou o curso de formação da 1ª Turma de EPPGG.

ANESP e Enap realizaram evento de celebração aos 30 anos da aula inaugural da 1ª Turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na Sala Inovatio da Escola, na sexta-feira, 10 de agosto de 2018.


30 anos da aula inaugural da carreira de EPPGG - Jadir Proença (1ª turma)

Jadir Dias Proença, membro da 1ª Turma, fala sobre a Carreira de EPPGG. ANESP e Enap realizaram evento de celebração aos 30 anos da aula inaugural da 1ª Turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na Sala Inovatio da Escola, na sexta-feira 10 de agosto de 2018, com início às 16h30.


Meritocracia em Foco - 4 - Ludmila Lins Grilo

Série ancorada pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto, sobre temas relacionados a meritocracia.

A entrevistada é a juíza de direito, Ludmila Lins Grilo. Ela comenta sua atuação como servidora pública em comarca do interior do país, abordando diversos temas, desde a digitalização e o processo eletrônico dentro do Poder Judiciário, gestão de pessoas, cargos comissionados, concurso público e, claro, meritocracia.

Meritocracia em Foco - 3 - Neuza Chaves

Série ancorada pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto, sobre temas relacionados a meritocracia.

Na conversa, entre outros pontos, a consultora em gestão e Mestre em Administração Profissional, Neuza Chaves, dá definições de meritocracia, fala sobre a relação entre esforço versus atingimento de resultados e como isso deve ser observado para fins de reconhecimento do mérito, e explora traços da cultura brasileira que moldam a forma como nos relacionamos com os sistemas de mérito no ambiente organizacional.

Meritocracia em Foco - 2 - Prof. Marcelino Tadeu Assis

Série ancorada pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto, sobre temas relacionados a meritocracia.

No segundo episódio são abordados pontos relacionados ao recente livro lançado pelo professor Marcelino Tadeu Assis - “Meritocracia: igualitária e justa ou injusta, mas desejável? Desafios e oportunidades da meritocracia na gestão do capital humano” -, tais como variáveis a serem consideradas para análise do desempenho de colaboradores e o papel e responsabilidades do gestor na avaliação do desempenho.

Desburocratização e Governo Digital - TV ANESP

A TV Anesp debate as transformações na Administração Pública com as novas tecnologias. Será que o Estado está acompanhando as inovações? O que tem sido feito? O que o cidadão pode esperar para os próximos anos? Dirceu Galão e Pedro Menezes são os EPPGGs convidados do Presidente da Anesp, Alex Canuto.

Sobre os debatedores

Dirceu Galão

Dirceu Galão É Servidor Público Federal desde 1993, EPPGG desde 2001, Engenheiro Civil e Advogado. Já trabalhou no Ministério da Fazenda, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento Social. Ocupou as funções de Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Trabalho e no Ministério do Desenvolvimento Social, onde também foi Assessor Especial de Ministro de Estado e Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Assistência Social. Atualmente compõe a equipe do Departamento de Modernização de Serviços Públicos e Inovação, da SEGES, onde é responsável pela agenda de Simplificação Administra e Desburocratização.

Pedro Menezes

Pedro Gontijo Menezes é EPPGG formado em Relações Internacionais, com especialização em gestão de projetos pela FGV. Atua há quase dez anos nas área de tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento, inclusão digital e políticas para transformação digital. Atualmente é Assessor Técnico do Departamento de Políticas para a Transformação Digital, Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC (DEDIG/SEPOD)

Meritocracia em Foco - 1 - Prof. Lívia Barbosa

Série ancorada pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto, sobre temas relacionados a meritocracia.

No primeiro episódio aborda-se temas como "sistema de mérito”, "ideologia de mérito", "igualdade de oportunidades”, “meritocracia”, dentre outros, debatendo significados, circunstâncias geográficas, culturais e históricas e a distância entre o uso comum do termo e o uso dele pela academia.

Sobre Lívia Barbosa

Possui graduação em Museologia pela Museu Histórico Nacional (1969) , graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Ciências Socias pela University of Chicago (1975) , doutorado em Antropologia Social pela Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , pós-doutorado pela Universidade de Tóquio (1996) e pós-doutorado pela Museu Nacional- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996).Tem experiência e pesquisas na área de cultura brasileira, antropologia política, consumo e organizações. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos e na Universidade de Rork, na Inglaterra. É autora de numerosos livros entre os quais se destaca O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Cultura e Diferença nas Organizações, Sociedade de Consumo, Cultura e Empresas, Cultura, Consumo e Identidade em parceria com Colin Campbell, e Rice and Beans em parceria com Richard Wilks. Atualmente é diretora da Socius Consultoria e presta consultoria a várias organizações e empresas. É membro de vários conselhos acadêmicos de diferentes organizações.

Política de Preços dos Combustíveis - TV ANESP

Os convidados para essa edição são os EPPGGs Ravvi Madruga e Paulo Kliass. O debate é mediado pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto.

Sobre os debatedores

Ravvi Madruga Ravvi Augusto de Abreu Coutinho Madruga é advogado formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2001 ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (6ª Turma) e, desde então, trabalha com a defesa da concorrência no Governo Federal, ocupando atualmente o cargo de Coordenador-Geral de Análise Antitruste do Cade.

Paulo Kliass Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV, 1985), mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP, 1988), doutor em economia pela UFR - Sciences Économiques - Université de Paris 10 - Nanterre (1994) e pós doutor em Economia pela Université de Paris 13. Na carreira de EPPGG, entre outros cargos, já foi Secretário de Previdência Complementar. Atualmente trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Cadastro Positivo - TV ANESP

Acompanhe a conversa entre os EPPGGs Roberto Taufick e Marcelo Nunes de Oliveira sobre Cadastro Positivo. Os debates são mediados pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto. O Cadastro Positivo é também chamado de lista dos bons pagadores e leva em consideração informações sobre empréstimos quitados e obrigações de pagamento que estão em dia. Esses dados serão usados para se encontrar uma nota de crédito do consumidor, que poderá ser consultada por interessados. Alguns argumentam que a medida ajudará a baixar os juros finais aos consumidores. Já os contrários dizem que o acesso aos dados aumentará a chance de vazamento de informações, caracterizando quebra de sigilo.

Reforma Trabalhista - TV ANESP

Em 11 de novembro de 2017, entrou em vigor a nova lei trabalhista. Para avaliar as novidades e seu impacto na sociedade, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realizou a oitava edição do ANESP Debates. Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Bruno Dalcolmo e Marcelo de Sousa foram os debatedores convidados. O Presidente da Associação, Alex Canuto, mediou as discussões.

Nova Regulação do MEC para o Ensino Superior - TV ANESP

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Rubens de Oliveira Martins, da 3ª Turma, foi o convidado da sétima edição do ANESP Debates. O tema abordado foi “Nova Regulação do MEC para o Ensino Superior” e coube ao Presidente da Associação, Alex Canuto, a direção do diálogo que atraiu a interação de diversos internautas.

Atuação da Força Nacional e Operações de Garantia da Lei e da Ordem - TV ANESP

Em tempos de crise também na segurança pública, tem sido comum o envio de tropas federais das Forças Armadas e da Força Nacional para situações de crise nos estados. Foi com o auxílio destas instituições que os presídios maranhenses foram apaziguados, que o Estado do Espírito Santo contornou situação delicada durante greve policial e que o Rio de Janeiro tem tentado coibir guerra entre traficantes na favela da Rocinha. Foi para debater os limites éticos e legais e a pertinência desse tipo de expediente que a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realizou, nesta terça-feira (26), a sétima edição do ANESP Debates, com os EPPGGs Sergio Felicori e Gustavo Camilo debatendo "Atuação da Força Nacional e Operações de Garantia da Lei e da Ordem”.

RenovaBio - TV ANESP

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) Marcus Eugênio e Marlon Arraes, ambos lotados no Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, foram os debatedores convidados do ANESP Debates desta semana. Mediado pelo Presidente da ANESP, Alex Canuto, eles apresentaram e discutiram os variados aspectos da política pública do governo federal para os biocombustíveis.