Série de eventos marcam a Semana Nacional de Discussões Sobre Migração, Refúgio e Apatridia

Com atividades previstas ao longo de toda a semana que vem (entre 19 e 23 de junho), a Semana Nacional de Discussões Sobre Migrações, Refúgio e Apatridia debaterá a situação destas pessoas no Brasil, além de apresentar novidades como, por exemplo, o lançamento da Carteira Digital do Migrante, em evento com a presença dos ministros da Justiça, Flávio Dino; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; e do embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, ministro interino das Relações Exteriores.

As discussões começam já na 2ª feira (19), em mesas organizadas pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDH/MDHC). Entre outros temas, como a Operação Acolhida e o aplicativo Clique Cidadania, serão compartilhadas experiências migratórias, com relatos de histórias de vida de pessoas migrantes e refugiadas. Neste dia, a transmissão ocorrerá no canal oficial do MDHC no Youtube – acesse aqui

Na 3ª feira (20), que marca o Dia Mundial do Refugiado, será lançado o Plano de Ação para o Fortalecimento da Proteção e Integração Local da População Haitiana no Brasil, além da Carteira Digital do Migrante. Já na 4ª feira (21), será exibido o documentário Aquí en la frontera, que retrata a história de três pessoas venezuelanas com vivências de acolhida bem distintas no Brasil. A exibição será às 14h30, no auditório do Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8º andar. Após a sessão, haverá uma conversa sobre o documentário com os diretores e com pessoas migrantes e refugiadas.

Assista aqui ao trailer.

Ao final dos eventos, na 6ª feira (23), ainda será lançado o relatório “Dados Consolidados sobre Migração no Brasil”. A programação está dividida entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública (de 20 a 23 de junho) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (19 e 21 de junho).

Confira aqui a programação completa do Ministério da Justiça. Inscrições aqui e aqui.

Confira aqui a programação completa do Ministério dos Direitos Humanos. Inscrições aqui.