PodEcast: Marcia Tiburi entrevista a EPPGG Lilian Rahal
A EPPGG Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), participou do quarto episódio do PodEcast, apresentado pela filósofa Marcia Tiburi. A conversa girou em torno das conquistas da carreira de Rahal e as dificuldades impostas às mulheres para que cheguem a cargos decisórios e relevantes. Recentemente, Lilian Rahal foi reconhecida como uma das lideranças globais mais proeminentes na área da Segurança Alimentar e Nutrição no prêmio “Goalkeepers Champions”, promovido pela Fundação Bill & Melinda Gates.
“[O serviço público] Ainda é um espaço muito árido para as mulheres, de forma geral. Quanto mais a gente vai ocupando cargos e espaços na administração pública, menos mulheres a gente vai encontrando no caminho”, afirmou a EPPGG.
Em relação às políticas de combate à fome que estão sendo retomadas desde 2023 pelo governo federal, Rahal comemora os resultados até aqui: por exemplo, a Escala Brasileira de Segurança Alimentar, que voltou a ser aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), detectou uma queda de 73% no número de pessoas em insegurança alimentar grave no Brasil. De 33 milhões em 2022, a quantidade caiu para 8,7 milhões no último trimestre de 2024. Ou seja: na sua gestão à frente da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), já são 24,3 milhões de pessoas a menos passando fome no Brasil: “A tendência é que reduza mais esse ano e no próximo”, frisa.
Por fim, Rahal sublinha a importância da democracia para que as políticas de combate à fome sejam eficazes: “É só no ambiente democrático que a gente tem a possibilidade e a oportunidade de, primeiro, ter uma agenda de combate à fome; e, segundo, de trabalhar políticas públicas efetivas, programas e ações que consigam, efetivamente, combater a fome”.
O PodEcast é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com entrevistas que falam sobre os desafios vivenciados pelas mulheres na administração pública e fora dela.