Livro de jovens cientistas com contribuições à COP 30 tem capítulo de EPPGG
O livro “Juventude e Clima: Vozes do Futuro”, que será lançado nesta quinta (30), às 15h, na Universidade de Brasília (UnB), reúne 14 artigos originais de jovens cientistas a respeito dos grandes desafios relacionados à crise climática. A EPPGG Leila de Morais, Chefe de Gabinete na Advocacia Geral da União (AGU), contribui com o capítulo “O desafio da humanidade é o desafio da Amazônia”, escrito em coautoria com Alfredo Pena-Vega e Elimar Pinheiro do Nascimento.
A obra está dividida em quatro eixos: a primeira parte, intitulada “O problema”, é dedicada a uma perspectiva do problema climático, abordando a inteligibilidade dos saberes relacionados às mutações em curso. Ela se apoia em um diálogo entre diferentes disciplinas científicas, a fim de dar conta da complexidade dos fenômenos climáticos. A segunda parte, “Sobre os jovens”, aborda a história do Global Youth Climate Pact (GYCP), traçada em uma narrativa de uma década, por meio de uma análise baseada em uma experiência reflexiva.
Já a terceira parte, “As vozes dos jovens do GYCP na luta pelo clima”, repercute diretamente as análises dos jovens engajados no GYCP. Os depoimentos incluem reflexões íntimas e experiências educacionais transformadoras vividas durante o programa. A quarta e última parte concentra-se integralmente nas propostas concretas para a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará. Os artigos examinam detalhadamente a realidade brasileira, com ênfase na Amazônia, cujo desafio é fundamental para a humanidade.
A obra é resultado de uma parceria da Fundação Astrojildo Pereira, Global Youth Climate Pact (GYCP) e Cortez Editora. Veja detalhes do livro e do lançamento.