Livro de EPPGG sobre resultados sociais da educação é lançado pela Editora Sulina

A Editora Sulina está lançando o livro “Educação integral, aprendizagens e resultados sociais: lições e reflexões”, de autoria da EPPGG Aline Zero Soares. A obra é fruto de sua tese de doutorado, desenvolvida na University of California, Los Angeles (UCLA), concluída em 2023. Em sua pesquisa, Soares busca ampliar a visão tradicional sobre a observação dos resultados da educação, historicamente focada no desempenho acadêmico e nos benefícios econômicos da escolaridade. A pesquisa explora os chamados “resultados sociais da educação”, que incluem impactos associados a aspectos como saúde, bem-estar, cidadania e engajamento social.

Para tanto, a autora investiga escolas no Brasil que adotam a abordagem de educação integral e que valorizam as múltiplas dimensões dos estudantes, tais como cognitiva, física, cultural, social, política e ética. As três instituições analisadas são a Escola Municipal Presidente Campos Salles e o CIEJA-Campo Limpo, em São Paulo; e a Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. O intuito de Soares é entender como essas escolas aplicam uma visão ampliada de educação integral cidadã e, ainda, investigar os resultados sociais dessa educação e sua relação com as estratégias educacionais adotadas.

Embora não proponha a educação como uma solução única para os complexos problemas sociais do Brasil, a pesquisa ressalta o papel essencial da educação integral – proposta no livro como “educação integral cidadã” – para o desenvolvimento pleno dos sujeitos, a garantia de seus direitos de aprendizagens e a promoção da justiça social. O livro está em pré-venda no site da Editora Sulina, em versão impressa e digital. Acesse aqui.

Aline Zero Soares integra a carreira de EPPGG desde 2012, tendo atuado como Coordenadora de Transparência e Acesso a Informação do Ministério do Planejamento (2012); assessora da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação (2013/14); e assessora de Articulação Institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (2015/16). Atualmente, é coordenadora na equipe da Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral, na Secretaria de Educação Básica do MEC.