Livro com contribuição de EPPGG discute “contextos turbulentos” da disputa pela democracia no Brasil
Já está em pré-venda o livro “A disputa pela democracia no Brasil: ativismos em contextos turbulentos”, fruto de discussões do Grupo sobre Relações entre Sociedade e Estado vinculado ao Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Organizado pelas professoras Rebecca Neaera Abers, Debora Rezende de Almeida e Marisa von Bülow, a obra conta com a contribuição da EPPGG Denise Direito, que é autora de um dos artigos da publicação.
De forma geral, o livro propõe o conceito de “contextos turbulentos” para entender o período em que ativistas atuam no Brasil contemporâneo, reunindo estudos de caso singulares que contribuem para a compreensão das complexas interações entre a sociedade e o Estado em um cenário instável e incerto como o dos últimos anos. “A proposta convida a renunciar à tentação do determinismo retroativo, comum nos diagnósticos da conturbada vida política do país. Contextos turbulentos não têm um sentido único, nem foram enquadrados ou elaborados na prática para gerar os desfechos diagnosticados ex-post”, comenta o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) Adrian Gurza Lavalle, convidado a escrever a sinopse estampada na contracapa do livro.
A pré-venda já está disponível no site da Editora Zouk – acesse aqui. Além disso, a publicação será lançada presencialmente durante a programação do 47º Encontro Anual da ANPOCS, que ocorrerá entre os dias 25 a 27 de outubro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – confira aqui a programação do evento.