EPPGGs debatem “Estado digital” no Ipea

Foto: Helio Montferre/Ipea

A EPPGG Denise Direito, coordenadora de Estudos da Governança e Implementação da Transformação Digital no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e o EPPGG Antônio Brito, pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea), participaram do seminário “Estado Digital – Dados, Plataformas, Serviços e Federalismo em Debate”, realizado na última quarta-feira (20/03) na sede do Ipea, em Brasília. 

O objetivo do encontro  foi debater as perspectivas atuais e futuras da transformação digital no País. O evento, dividido em duas mesas, destacou a necessidade da consolidação de mecanismos de coordenação dos governos estaduais, municipais e federais para garantir a prestação de serviços digitais e o avanço dos processos de inclusão digital focados nas necessidades dos cidadãos, principalmente os mais vulneráveis.

Denise Direito participou da primeira mesa, “Estado como plataforma, conectividade e seus significados, dados e políticas públicas”, na qual se reforçou a necessidade de aprofundamento de novos modelos de governança para o atendimento da população e da adoção de mecanismos que permitam a troca de dados governamentais que garantam mais eficiência às políticas públicas. Além disso, frisou-se a importância de se estabelecer modelos de conexão que considerem o contexto social da população, para que ela se insira de forma significativa no mundo digital.

Foto: Helio Montferre/Ipea

Antônio Brito esteve presente na segunda mesa de discussões, “Indicadores da Transformação Digital, Serviços Digitais e Federalismo”. Ele ressaltou, com ressalvas, a relevância de indicadores internacionais para acompanhar o desenvolvimento da transformação digital do Estado brasileiro – afinal, casos de outros países podem não se adequar exatamente ao contexto brasileiro, precisando de análise mais detalhada.

Com informações do Ipea.

Assista a íntegra do evento no YouTube.