EPPGGs assinam artigos na edição 80 do Boletim Radar, do Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou a edição número 80 do Boletim Radar, editado pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset). A publicação reúne 14 artigos, assinados por mais de 20 autores, com foco em produção sustentável e nos instrumentos fiscais e regulatórios para enfrentar a mudança do clima.
Os EPPGGs Ricardo Fonseca e Mauro Santos, em conjunto com a analista de planejamento e orçamento Priscila Koeller, assinam artigo que aborda o Programa Carbono Zero, iniciativa do governo federal brasileiro inserida nos contratos de concessão de infraestrutura de transporte rodoviário. O estudo avalia a inserção do programa sobre as concessões e qual seria o impacto, em termos financeiros, caso houvesse mudança no seu escopo. “Os valores previstos para o programa de neutralização do carbono, apesar de significativos em termos absolutos, são relativamente pequenos quando comparados ao total dos investimentos das concessões ou das receitas projetadas, o que faz com que os impactos sobre as tarifas (output dos modelos) sejam modestos”, escrevem.
Já o EPPGG Rafael Leão discute a importância do setor automotivo na demanda futura por minerais críticos. Para ele, a contribuição dos carros eletrificados para a transição energética aumentará nas próximas décadas e constituirá o principal vetor de demanda por minerais críticos. “Enquanto tecnologias como energia solar e eólica apresentam crescimento estabilizado em sua demanda mineral, os veículos elétricos responderão por até 45% do consumo total desses recursos até 2050 – e por mais de 80% do crescimento da demanda de substâncias como lítio, cobalto e níquel. Essa tendência amplifica desafios geopolíticos, socioambientais e expõe gargalos de oferta, exigindo avanços em reciclagem e economia circular, sobretudo em baterias automotivas e do sistema elétrico”.