EPPGG é premiada em Datathon sobre desigualdades raciais no serviço público
Entre os dias 20 e 24 de novembro, no âmbito da semana da Consciência Negra, a Enap realizou o 1º Datathon sobre Desigualdades Raciais no Serviço Público. Foram 40 participantes de todo o Brasil que se debruçaram sobre os dados disponibilizados pela plataforma Infogov para analisá-los sob diversas perspectivas e propor soluções de promoção à equidade racial no serviço público.
A EPPGG Ana Julieta Teodoro Cleaver integrou a equipe Lélia Gonzalez, juntamente com Ana Cláudia Farranha, Mônica Costa, Luis Pedro Polesi de Castro, Thiago William Pires Sousa e Gustavo Garcia Nogueira. A equipe recebeu o 3° lugar na premiação do Datathon, por seus achados e contribuições. O grupo analisou a composição dos 10 cargos mais bem remunerados e daqueles menos remunerados do serviço público civil ativo do Poder Executivo Federal. A análise dos dados desagregados por cor/raça, cargo, remuneração e gênero – para setembro de 2023 e na série histórica desde 2000 – identificou padrões persistentes de desigualdades raciais e interseccionais.
Diante deste diagnóstico, a equipe fez recomendações de políticas públicas, em especial considerando a proximidade do fim da vigência da Lei n° 12.990/2014, que estabelece a reserva de vagas para a população negra nos concursos públicos.