Regina Luna é entrevistada pela RGB e aborda governança, educação e desempenho de pessoas
A educadora e doutora em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, Regina Luna, falou sobre governança pública à Rede Governança Brasil. Para a EPPGG, para além de mecanismos de controle ou de garantia de conformidade, governança implica no desenvolvimento de políticas públicas que garantam resultados alinhados com as aspirações e demandas de cidadãos e demais entes da vida pública.
O caminho, segundo Luna, está em “reconhecer que o grau de desigualdades socioeconômicas que temos no Brasil requer uma atuação incisiva do Estado para garantir equidade de oportunidades e, mais que tudo, uma certa previsibilidade no acesso a serviços essenciais e a garantia de direitos essenciais.” Temas como os reflexos da pandemia e a Reforma Administrativa estão na entrevista.
Regina Luna é graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública, Mestre em Ciência Política pela UnB, Doutora em Comunicação pela UnB. Atualmente, é professora colaboradora na Escola de Políticas Públicas e Gestão da Fundação Getulio Vargas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, na Diretoria de Altos Estudos.
A íntegra da análise que aponta para a necessidade de construção de um setor público forte nas áreas estratégicas está na entrevista publicada no site da RGB.