ANESP entrevista a EPPGG Luanna Roncaratti, uma das vencedoras do Prêmio Espírito Público 2020

A EPPGG Luanna Roncaratti é a entrevistada da ANESP desta quinta-feira (17). Ao lado do EPPGG Guilherme Almeida de Almeida [entrevistado na quarta, 16], ela recebeu o Prêmio Espírito Público 2020, na categoria Governo Digital, premiação considerada “o maior reconhecimento de pessoas que transformam o setor público brasileiro”. Em 2020, estão sendo reconhecidas trajetórias que impactaram o setor público na área de Educação, Gestão de Pessoas, Governo Digital, Meio Ambiente e Segurança Pública.

Luanna Roncaratti é doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e atua como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2006. Durante cinco anos, imergiu em diferentes realidades, coordenou programas no Semiárido brasileiro e conheceu outras facetas do país, experiência lhe rendeu bagagem para assumir, em 2018, a Coordenação-Geral de Pesquisa com Usuários, na Secretaria de Governo Digital.

ANESP: Sua trajetória profissional te levou a muitos lugares deste Brasil profundo. Na sua opinião, qual o maior desafio do poder público hoje, frente às demandas da sociedade, no que se refere ao acesso às políticas públicas?

Luanna Roncaratti: Em primeiro lugar, hoje, como servidores públicos, precisamos trabalhar para que o Estado consiga entender e se conectar com as necessidades reais das pessoas – sobretudo ante as mudanças pelas quais o mundo, a sociedade e o próprio Estado estão passando – e pensar em como prover serviços de forma mais inteligente. Isso significa oferecer serviços, sempre que possível, com menor custo, racionalizando a própria estrutura, sem abrir mão da qualidade, garantindo que estes cheguem à população que realmente precisa. Mais do que ser “maior” ou “menor” é atuar de forma inteligente, se posicionando efetivamente em relação a todas as mudanças pelas quais estamos passando. Nosso papel como servidor público é essencial para balizar essa atuação.

ANESP: Como funciona a Coordenação-Geral de Pesquisa com Usuários, na Secretaria de Governo Digital, da qual hoje é coordenadora?

L.R.: O papel da Secretaria de Governo Digital vem sendo promover e apoiar os órgãos do governo federal a realizarem a transformação digital dos serviços públicos. O papel da Coordenação é ajudar que essa transformação aconteça com qualidade, que os serviços se tornem digitais, mas também mais simples e fáceis de serem entendidos pelas pessoas que os utilizam. Nosso papel é fazer projetos rápidos de pesquisa para conhecer, entender o que o usuário precisa, como ele se comporta, como interage com os canais digitais para indicar aos gestores responsáveis pelos serviços eventuais melhorias ou mudanças e até dar subsídios para formulação e desenvolvimento de novas soluções digitais.

ANESP: A que você atribui o êxito do trabalho da Coordenação-Geral de Pesquisa com Usuários?

L.R.: O êxito está na equipe de liderança que conduz a Secretaria de forma objetiva, proativa e corajosa, no sentido de ter assumido uma missão tão significativa e transversalmente impactante, que é a agenda da transformação digital e de apoiar os órgãos da administração federal nesse trabalho. No âmbito da equipe que eu coordeno, o fato de termos vários EPPGGs com múltiplas formações, com muita experiência e vivência em diversos setores de políticas públicas, nos traz um olhar muito diversificado. Além disso, ela é muito aberta a aprender, muito flexível e disposta a se aprimorar e se atualizar sempre, o que tornou nosso aprendizado e nossas entregas possíveis.

ANESP: Receber o Prêmio Espírito Público 2020, na categoria Governo Digital certamente é uma conquista. Qual o desafio que vem junto com o prêmio, sobretudo neste momento tão complexo em que o país enfrenta com as consequências da pandemia por covid-19?

L.R.: O ano de 2020 foi muito desafiador e tornou ainda mais evidente a relevância das tecnologias digitais e da transformação digital do governo, fundamentais no processo de aproximação das pessoas umas às outras e das empresas com seus clientes. Também ficou muito claro o potencial de aproximar as pessoas do governo. Nesse momento, temos o desafio de tornar o Estado mais ágil para fazer entregas de maior qualidade para a população e essa é nossa motivação principal. O Prêmio traz o reconhecimento não apenas da minha trajetória, de quase 15 anos de carreira, mas de muitas pessoas que fizeram parte desta construção, que me ensinaram muito, me impulsionaram e com quem eu aprendo todos os dias. Foram muitos servidores, colegas, líderes, parceiros e muitas pessoas comuns, usuárias de serviços públicos, que compartilharam o que viam e indicaram o que precisavam e contribuíram para todo o trabalho. Em termos de futuro, traz uma responsabilidade ainda maior quanto ao nosso papel e o desafio de tornar o Estado e o governo enquanto provedores de políticas e serviços essenciais, mais inteligente, mais efetivo e com entregas mais significativas, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.