Em entrevista à agência dos EUA, EPPGG Agnes Costa fala sobre mulheres no setor de energia

usea agnes costa.jpeg

A EPPGG Agnes M. da Costa é a entrevistada do mês de janeiro na série Women in Energy (Mulheres na Energia), um projeto conjunto entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Associação de Energia dos Estados Unidos (USEA).

O projeto foi desenvolvido para melhorar as políticas de gênero em suas respectivas organizações. Todos os meses, o programa registra, através de histórias de mulheres de diferentes origens e funções, perspectivas para a igualdade de gênero no setor de energia. 

Agnes M. da Costa é EPPGG, chefe do gabinete de Consultoria Regulatória do Ministério de Minas e Energia do Brasil e reconhecida internacionalmente pelos seus mais de 15 anos assessorando Ministros na formulação de políticas de energia e recursos naturais no Brasil. Mestra em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), ela tem experiência na coordenação de processos de privatização de concessionárias de energia e a reforma do setor elétrico brasileiro.

Na entrevista, ela aborda as dificuldades de encarar um setor majoritariamente masculino, os avanços na discussão e na visibilização dessa questão e a crescente participação de mulheres em posições de liderança no Ministério de Minas e Energia e nas agências a ele ligadas. Leia a entrevista.