Em podcast "O Assunto", Maierovitch diz que testagem em massa reduz velocidade de contágio
O episódio do podcast “O Assunto”, do G1, traz nesta sexta-feira (14) o tema “A falta de exames e o autoteste para Covid” e tem como um dos entrevistados o EPPGG e médico sanitarista Claudio Maierovitch.
A jornalista Natuza Nery ouviu Maierovitch, que atua como coordenador do núcleo de epidemiologia e vigilância de saúde da FioCruz. Ele explicou a importância da testagem em massa para o estabelecimento de políticas públicas de saúde. “Permite diminuir a velocidade com que o vírus se espalha”, diz. O EPPGG, que foi diretor da Anvisa entre 2002 e 2008, alerta para o risco de que a alta velocidade de transmissão sem a medição adequada pode resultar em mais casos graves e óbitos “sem que os sistemas de saúde tenham se preparado para isso”. E recorda os primeiros meses da pandemia: “Tenho a impressão de que estamos no começo de novo: propagação rápida e testes insuficientes”.
O podcast pautou o tema da testagem na semana em que a ANESP enviou, junto com o Observatório COVID-19 BR e a ABRASCO, uma nota técnica ao Ministério da Saúde e à Anvisa solicitando urgência na aprovação dos autotestes no Brasil, bem como pelo desenho de uma política universal de testagem. O pedido vem com o objetivo de detectar e conter a atual onda da pandemia de covid-19, que se agrava devido às festas de fim de ano, contágio acelerado da variante ômicron, surto de casos de gripe H3N2 e descuido nas medidas não farmacológicas de contenção do vírus.