Em encontro de prefeitas, ANESP defende diversidade
Prefeitas e vice-prefeitas de dezenas de municípios brasileiros, além de servidoras públicas, entre elas quatro EPPGGs, participaram, nesta segunda e terça-feira, do Encontro Nacional de Prefeitas – uma realização da Rede GPúblicas de Mulheres pela Gestão Pública e do Instituto Alziras, com apoio da ANESP e de outras oito instituições. O encontro serviu para debater a importância da igualdade de gênero e raça para o desenvolvimento local, considerando a economia do cuidado e da transição ecológica.
A Presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, teve fala na abertura do evento. Na ocasião, ressaltou que enquanto a carreira de EPPGG tem apenas 35% dos quadros compostos por mulheres, o que já é baixo, apenas 12% das prefeituras – a maior parte em cidades pequenas - são ocupadas por prefeitas. Lembrou ainda que o acesso é menor para mulheres negras - fatores que precisam ser revistos para que se viabilize não só justiça social, mas melhores resultados em gestão, proporcionados pela diversidade de experiências e visões na Administração Pública.
“Precisamos de mulheres em cargos de liderança, porque é uma questão de representatividade, o que é do conhecimento de todos, mas principalmente porque está claro que o projeto do patriarcado não deu certo. Quando a gente olha em volta e vê a degradação ambiental, a desigualdade socioeconômica, os conflitos, os deslocamentos forçados e tantas mazelas sociais que nos acometem, fica claro que precisa haver uma mudança estrutural” – defendeu.
Além de Elizabeth, as EPPGGs Elaine Licio, Iara Alves e Ana Paula Machado também participaram, com fala, no evento. Houve ainda presença de autoridades, como a Ministra Esther Dweck, a Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, a Secretária de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, a Secretária de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, a Secretária de Mudança do Clima do MMA, Ana Toni, o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, e a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.