EPPGGs estão entre os alunos pioneiros do curso de Coding Bootcamp
Aplicar as novas ferramentas e conhecimentos para transformações de alto impacto no setor público é um dos principais desafios do curso inédito de programação para não programadores no serviço público – Coding Bootcamp – promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Os projetos têm caráter pedagógico e foram apresentados recentemente, em um evento online. Entre a turma de pioneiros estão os EPPGGs Fábio Bruni, Adilson Carvalho, Vitor Santana, Alexandre Pereira, Bruno Norberto e Otoniel Gomes Filho.
A etapa faz parte do processo de conclusão do primeiro módulo e serve para colocar em prática tudo o que os alunos aprenderam a respeito de criação, montagem, programação e implementação online de um projeto de aplicação original. “A gente faz muita transformação governamental, mas este foi um dos projetos mais ousados da Enap na transformação individual de cada um de vocês” constatou Diogo Costa, presidente da Escola.
Para o EPPGG Fábio Bruni, que atua na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o curso tem sido uma descoberta: “eu não conhecia nada de programação. A gente vai progredindo dentro da plataforma”. A equipe de Fábio apresentou o projeto Brasileirês, que pretende simplificar a linguagem utilizada dentro do portal Gov.br.
Os projetos de aplicativos desenvolvidos foram:
· Carteira de vacinação digital – sempre em dia com a saúde
· Jurídico 4.0 – conectamos gestores e advogados públicos
· Small Towns – Lei Geral de Proteção de Dados
· Brasileirês – mais clareza, mais cidadania. Simples assim
· Onde estão meus dados de saúde?
· Classificação Indicativa App
· Busque – sistema de cadastro de passageiros
· eK-9 – Gestão das atividades de cão de faro
· Tradeflora - Programa de reflorestamento
· Consulta especializada ao licenciamento ambiental – encontre o conjunto de normas atualizadas para o processo de licenciamento ambiental do seu projeto de infraestrutura