CPNU conquista prêmio de inovação no setor público
Foto: MGI
O 29° Concurso Inovação no Setor Público premiou o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) na categoria “Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal”. A premiação ocorreu durante a Semana de Inovação 2025 da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
A EPPGG Maria Aparecida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), afirmou que o primeiro lugar no concurso é um reconhecimento a todos os envolvidos na implementação do CPNU. “Esse prêmio vem coroar o trabalho incansável de uma equipe que atuou para inovar e ir além do que sempre fizemos”, destacou.
Para José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, a vitória do CPNU no concurso foi uma vitória do poder público brasileiro: “É uma conquista do MGI, já que quase todas as unidades se envolveram na realização do certame. E, claro, não podemos nos esquecer dos nossos parceiros no governo federal, estados, municípios e na sociedade”.
O CPNU trata-se de um modelo de seleção inovador, criado pelo MGI, que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. Diversos EPPGGs estiveram envolvidos em seu desenvolvimento. A iniciativa unificou processos e democratizou o acesso ao serviço público em escala nacional, sendo considerado o maior concurso público já realizado no Brasil.
Em sua primeira edição, foram mais de 2 milhões de inscritos, com 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades. As provas foram aplicadas, simultaneamente, em 218 cidades, em todos os estados e Distrito Federal. A segunda edição está em andamento e teve a primeira etapa de provas aplicada no último domingo (5/10).