CPNU conquista prêmio de inovação no setor público

Foto: MGI

O 29° Concurso Inovação no Setor Público premiou o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) na categoria “Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal”. A premiação ocorreu durante a Semana de Inovação 2025 da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Os/as EPPGGs que participaram do GT técnico do CPNU foram Maria Aparecida Chagas Ferreira, Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva, Luiz Coimbra Barbosa, Frederico de Morais Andrade Coutinho, Ivelise Carla Vinhal Lício e Pedro Assumpção Alves. 

A EPPGG Maria Aparecida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), afirmou que o primeiro lugar no concurso é um reconhecimento a todos os envolvidos na implementação do CPNU. “Esse prêmio vem coroar o trabalho incansável de uma equipe que atuou para inovar e ir além do que sempre fizemos”, destacou.

Para José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, a vitória do CPNU no concurso foi uma vitória do poder público brasileiro: “É uma conquista do MGI, já que quase todas as unidades se envolveram na realização do certame. E, claro, não podemos nos esquecer dos nossos parceiros no governo federal, estados, municípios e na sociedade”.

O CPNU trata-se de um modelo de seleção inovador, criado pelo MGI, que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais. Diversos EPPGGs estiveram envolvidos em seu desenvolvimento. A iniciativa unificou processos e democratizou o acesso ao serviço público em escala nacional, sendo considerado o maior concurso público já realizado no Brasil.

Em sua primeira edição, foram mais de 2 milhões de inscritos, com 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades. As provas foram aplicadas, simultaneamente, em 218 cidades, em todos os estados e Distrito Federal. A segunda edição está em andamento e teve a primeira etapa de provas aplicada no último domingo (5/10).

Com informações do MGI.