Coletânea discute a temática do envelhecimento e saúde pública
Organizado pela Iniciativa Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foi lançada a coletânea “Doenças Crônicas e Longevidade: Desafios para o Futuro”. A EPPGG Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, está entre as realizadoras do projeto.
Em suma, trata-se de uma coletânea que reúne especialistas na temática do envelhecimento, tratada na obra de forma abrangente e inovadora, considerando seus diversos aspectos. Os artigos incorporam importantes reflexões sobre o futuro do modelo assistencial para a atenção aos idosos e sobre a “economia da longevidade”, abordada como uma possível resposta ao envelhecimento populacional no Brasil. O livro traz estudos acurados de projeção da demanda e de custos de instituições de longa permanência e do gasto em saúde no Brasil ao longo do ciclo de vida, considerando o horizonte temporal de 2040.
A obra é fruto do seminário homônimo organizado pela Iniciativa Saúde Amanhã, realizado remotamente em abril de 2022, no qual os autores dos diferentes capítulos apresentaram versões preliminares dos trabalhos agora compilados.
A Iniciativa “Brasil Saúde Amanhã” é uma rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para a área da Saúde desde 2010, com o objetivo de contribuir para a atuação nacional e institucional em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da prospecção de cenários futuros para a saúde pública. Em articulação com a Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, visa-se garantir melhores condições de vida e saúde para a população brasileira e a consolidação e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).