Cerimônia celebra conclusão do Curso de Formação para EPPGG

A ANESP participou, na tarde desta quarta-feira (30), da cerimônia de encerramento do curso de formação da 17ª turma da carreira de EPPGG - última etapa da seleção de novos gestores e gestoras no âmbito do concurso público nacional unificado (CPNU).

A mesa solene do evento foi formada pela ministra em exercício do MGI, a Secretária-Executiva Cristina Mori, pela presidente em exercício da ENAP, a diretora-executiva Natália Teles, e pelo Secretário de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Roberto Pojo. A presidenta da associação, Elizabeth Hernandez, acompanhou a ocasião em nome da entidade. 

Fernando Abrucio, Roberto Pojo, Cristina Mori e Natália Teles durante a cerimônia

Em sua fala, Cristina destacou a centralidade da carreira para os temas de inovação e gestão. Lembrou que o Ministério sempre será uma casa para os EPPGGs, independente de terem ou não lotação na Pasta ao longo de sua vida profissional.

Já Natália ressaltou não apenas a qualidade da formação, mas também os contatos que foram feitos pelos participantes do curso ao longo dos quatro meses de curso. Lembrou ainda o esforço das servidoras e servidores da Escola para realizar as formações simultâneas do CPNU - desafio enorme, mas vencido pelas equipes envolvidas.

Pojo reforçou que os recém-formados entram após um hiato de 13 anos sem novas turmas de EPPGGs. Por isso, em sua perspectiva, os novos colegas têm importância especial para o futuro da carreira. Ressaltou, nesse ponto, a parceria entre SEGES e ANESP, para facilitar a integração dos atuais EPPGGs com os novos.

Após a mesa solene, o cientista político Fernando Abrucio, professor de várias edições do curso de formação para EPPGG e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), conversou com os novos gestores sobre “o dia seguinte” à posse e os desafios para os servidores públicos do futuro.

Veja as fotos do evento

Elizabeth Hernandes e Gustavo Honorato recitaram seus poemas

Momento artístico

Houve tempo para que a carreira demonstrasse sensibilidade e dom artístico. Três dos membros da nova turma interpretaram, na ocasião, uma versão da música “Epitáfio”, dos Titãs, ao som de sanfona, violino e voz. Já o integrante da 17ª turma Gustavo Honorato recitou a poesia que escreveu sobre o percurso de formação

A presidenta da ANESP, Elizabeth Hernandes, aproveitou o momento para responder, também em poesia, aos versos de Gustavo.

Poema de boas-vindas aos novos e novas EPPGGs
Por Elizabeth Hernandes

Deu no jornal da ANESP, 
Que aqui tem repentista,
Então desafio o cabra,
Pra um duelo de artistas.

Depois que vi que cisterna, 
De tanto que foi estudada,
Virou até piada interna,
Virou coisa muito dada. 

Vim dizer do meu orgulho,
De ter sido cisterneira,
De avisar que o bagulho,
É doido, né brincadeira! 

Depois que vi Bolsa Família,
Virar assunto banal, 
Aviso é só o começo,
Inda tá longe o final!

E eu já fui PBF
E vocês vão ser também! 
Porque reduzir pobreza
É coisa de gente do bem! 

Outra coisa de gestor,
É o tal do CNU,
Trouxe gente do Nordeste, 
Norte, Sudeste e Sul.

Salve a diversidade,
Com artistas e repente,
Vindos de tantas cidades,
Tanta vida, tanta gente! 

Fiquei feliz, glória eterna! 
Gente linda, ai Jesus! 
Se já cansou do Cisterna,
Vem comigo, vem pro SUS. 

Enap agora tem poesia,
E mistura muita gente,
Salve a democracia,
Esse regime decente.

Dá trabalho, a democracia, 
Mas é melhor para as gentes, 
Tem luta, idiosincrasia,  
É coisa para valentes.

Dá direito de expressar
Com o dever de respeitar. 
Dá direito de viver.
E ser quem você quer ser.