Especialistas discutem gestão de macropolíticas do governo federal

Gerenciamento de Programas Federais foi o tema da quarta edição do Gestão em Destaque

Associado Carlos Uchôa participa do Gestão em Destaque. Foto: Ilkens Oliveira/MP

Associado Carlos Uchôa participa do Gestão em Destaque. Foto: Ilkens Oliveira/MP

Cerca de 150 gestores e servidores públicos participaram na última terça-feira (4), no Ministério do Planejamento (MP), da quarta edição do ciclo de eventos Gestão em Destaque. Os participantes discutiram as políticas de Programas Federais e suas abordagens gerenciais.

O encontro promovido pelo MP tem o objetivo de ampliar a compreensão dos servidores públicos sobre as ações de modernização da gestão empreendidas pelo governo federal. As apresentações mostraram como foi construído o envolvimento de um amplo conjunto de atores e a coordenação de seus esforços para planejamento, implementação, monitoramento e aperfeiçoamento de políticas como Bolsa Família, PAC e Minha Casa Minha Vida.

Durante o debate, a chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Esther Dweck, tratou sobre o modelo de desenvolvimento brasileiro. "Este modelo tem como objetivos a serem seguidos, simultaneamente, o crescimento econômico sustentado e a redução das desigualdades sociais e regionais", destaca.

Carlos Uchôa, assessor da Secretaria Executiva do MP, fez uma análise da gestão de macropolíticas públicas federais, identificando elementos de sucesso e fatores de contribuição, dos programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "É fundamental ter este tipo de debate para que a gente possa ter cada vez mais órgãos, ministérios e instituições desenvolvendo práticas que já são bem sucedidas no Brasil e no mundo", ressalta.

Para Valter Correia, chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento (Asege/MP), o debate representa um avanço significativo e importante para a consolidação de iniciativas de sucesso.

O economista, Márcio Pochmann, foi o comentarista-convidado desta quarta edição. Conhecido por seu trabalho nas áreas de economia, desenvolvimento e políticas públicas, Pochmann fez uma análise de aspectos fundamentais da economia política brasileira. " O Brasil está atrás de uma narrativa a respeito do que vem sendo construído, ao longo desses últimos 11, 12 anos. Essa narrativa é justamente entender melhor os meandros e as articulações de uma série de iniciativas. Neste caso, um elemento fundamental, do ponto de vista da capacidade de um governo levar a frente os seus projetos, é discutir gestão pública", enfatiza.

O presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo federal, Jorge Gerdau, que também participou do evento, reforçou a importância de adquirir técnicas modernas de tecnologia de gestão. "Existem hoje muitas ferramentas que devem servir de estímulo para a melhoria da eficiência na gestão do serviço público", complementa.

Acesse as apresentações realizadas.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão